LÍRIO DA PAZ - como CULTIVAR

Em: Blog Mania de Flor Hit: 1839

Lírio da Paz – agora você vai entender o que ele precisa para florir

Você sabia que o Lírio da Paz é uma das poucas plantas para ambientes internos que nos presenteia com flores?

É verdade! A maioria das plantas para esta condição de luz (meia sombra e luz difusa) são folhagens... já o Lírio da Paz, além de lindas folhas verdes escuras, tem floração abundante de flores brancas.

Então vamos falar um pouco sobre esta espécie que além de linda, é fácil de cultivar e tem também a "fama" de planta Purificadora do ar.

Seu nome científico é Spathiphyllum wallisii, mas é mais conhecido como Lírio da Paz ou Bandeira Branca, devido ao formato e cor das suas flores.

Ah! Pausa para uma curiosidade: você sabia que a parte branca não é a flor do lírio, e sim uma folha modificada (Bractea)?

Sim, as flores são pequeninas e se formam na espiga central.

Voltando, o Lírio da Paz é uma planta originária das florestas tropicais e esta informação nos dá pistas do que ele gosta. E o ideal é sempre tentarmos reproduzir as condições do habitat natural das plantas. Então vamos lá:

Na floresta tem:

*Luz filtrada: deixe seu lírio num local com bastante claridade natural. Ele até pode (e vai gostar) de receber alguns raios de sol, mas desde que seja do começo da manhã ou cheguem mais fraquinhos na planta. Como acontece na floresta: as copas das árvores protegem as plantas do sol forte; em casa, as janelas ajudam a filtrar esta luz. E é assim que ele vai gostar.

*Solo levemente úmido: estabeleça uma rotina de rega, mantendo o solo levemente úmido (Não encharcado). Não faça intervalos grandes entre as regas evitando que o solo se seque por completo antes de regar novamente. Toque o solo para sentir a umidade e o mantenha sempre levemente úmido - lembre-se do solo na floresta.

*Evite deixar a planta sem rega para que ela não sofra stress hídrico. Quando isso acontecer, você irá notar toda a planta murcha, com as folhas caídas. Neste caso faça uma rega generosa e a planta irá se recuperar, mas o ideal é não deixar a planta passar por esta condição.

*Borrife água nas folhas da planta para oferecer umidade e para ajudar na limpeza das folhas. 

*Faça uma adubação com húmus de minhoca no início da primavera ou quando achar que o substrato do vaso esteja muito baixo (com o passar do tempo e as regas frequentes, a tendência é a terra do vaso diminuir, por isso você pode completar o vaso com húmus, um adubo natural, rico em matéria orgânica.

*Retire folhas amarelas e as flores velhas para manter a planta bonita e estimular novas florações.

E se você fizer tudo certo, logo irá perceber mudas no vaso (novas plantinhas). Neste caso chegou a hora de você fazer vasinhos extras para decorar sua casa. 

Com cuidado, retire a planta do vaso, solte as mudas da planta mãe e replante-as cada uma no seu vaso.

Gostou das dicas?

Se você tiver um lírio lindão e quiser nos mostrar poste uma foto na sua rede social e marque a hashtag: #eutenhomaniadeflor para que possamos ver!

Ah! Não se esqueça de curtir o vídeo, isso é muito importante para nós.

Beijos e boa jardinagem aí!

Crys Bernardes