DICAS DE CONSERVAÇÃO
A MANIA DE FLOR quer que o buquê ou o arranjo floral que você recebeu com tanto carinho, durem por mais tempo.
Também quer que a orquídea, a suculenta, a samambaia, o bambu da sorte e todas as outras plantinhas que você comprou para si ou ganhou de presente, também tenham vida longa.
Para isso vamos te dar algumas dicas de cuidados, mas já te adianto uma boa notícia: aqui na Mania de Flor, trabalhamos com flores e plantas selecionadas, de produtores confiáveis e sempre frescas, assim, o primeiro passo para que suas plantas vivam mais, já está dado.
ARRANJO FLORAL
Para manter um arranjo em espuma floral bonito e viçoso por mais tempo, molhe a espuma todos os dias. É ela que oferece água e mantém a flor ou folhagem hidratada, então certifique-se que ela está sempre úmida. Evite luz solar direta sobre o arranjo (flores colhidas, já não fazem mais fotossíntese), e deixe seu arranjo em um ambiente arejado.
Tome cuidado em locais com ar condicionado, pois a água na espumas floral, irá secar mais rapidamente.
Vá retirando pétalas ou folhas, conforme vão ficando com aspecto velho (que secam ou apodrecem). Isto vai manter a aparência melhor e vai evitar que o “fungo” responsável pelo processo de podridão passe para as demais flores e folhas do arranjo.
BUQUÊ DE FLORES
Assim que você receber um buquê ou ramalhete coloque-o em um vaso com água. Cerca de 10 cm são suficiente, mas certifique-se que todas as hastes estão em contato com a água.
Retire todas as folhas que estão na parte de baixo das hastes, para que elas não fiquem na água, pois irão apodrecer mais rapidamente.
Se preferir retire a embalagem para deixar as flores e folhas mais arejadas. Troque a água do recipiente a cada 2 dias e corte a pontinha dos caules com uma tesoura afiada. Faça o corte em diagonal para aumentar a área de absorção de água.
Também não deixe o buquê em local que receba sol direto.
Vá retirando as pétalas e folhas, conforme forem ficando feias.
BAMBU DA SORTE / LUCKY BAMBOO
Se o seu Bambu da sorte está em um vaso com água, mantenha-o nesse cultivo. O nível da água deve estar no máximo a 3 ou 4cm de altura das raízes e a troca de água deve ser feita uma vez por semana. Aproveite este momento para enxaguar as folhas do Bambu (retirar o pó) e também lavar as pedrinhas do vaso.
Se o seu Bambu da sorte é plantado na terra, mantenha a rega em dia. Regue sempre que tocar o solo e sentir que ele está levemente seco. Borrife água frequentemente nas folhas e limpe com um pano úmido sempre que perceber que a planta está com pó ou fuligens.
Ambas podem ser adubadas com adubo foliar N.P.K 10.10.10.
O Lucky Bamboo deve ser mantido sem luz direta do sol.
FOLHAGENS
A conservação da folhagem dependerá muito da espécie. Mas, como regra geral, elas gostam de locais bem arejados, sem corrente de ar e com bastante claridade, porém nunca sob sol direto. *No máximo solzinho bem fraco do comecinho do dia ou do final da tarde. A terra deve ser mantida levemente úmida, mas nunca encharcada.
CACTUS E SUCULENTAS
Os cactos e suculentas são plantas que precisam de alta exposição solar. Muitas delas vão adorar ficar a sol pleno (recebendo sol todo o dia), outras, vão necessitar de pelo menos 4 horas de sol diária.
Por isso, banheiros, estantes ou hall de entrada que não tenham incidência direta de sol, não são indicados para cactos e suculentas.
Em relação a rega, espere o solo secar totalmente antes de regar novamente. Isto quer dizer um intervalo maior entre as regas, se comparado com outras plantas.
Pode adubar com adubos específicos para cactos e suculentas. Sempre siga as instruções do verso das embalagens, pois podem variar conforme fabricante.
ORQUÍDEAS
As orquídeas adoram ambientes muito bem iluminados, de preferência que recebam um solzinho fraco no começo do dia ou finalzinho da tarde.
Se sua orquídea está embalada em papel decorativo, você pode retirá-lo para a planta ficar mais arejada.
Se ela está dentro de um cachepô, você pode continuar cuidando da planta neste recipiente mesmo. Porém atenção: o cachepô não tem furos embaixo, então, quando for regar sua orquídea cuidado para não deixar água acumulada nas raízes da planta.
Quando a florada acabar, não fique triste. Continue cuidando da sua orquídea (rega, adubo e amor) que ela poderá voltar a florescer.
Você pode adubar a planta com adubos específicos para orquídea ou com bokashi, uma opção completa de nutrientes e que as orquídeas adoram.