TERRA ou SUBSTRATO - Qual a diferença e COMO FAZER o seu

Em: Blog Mania de Flor Hit: 321

Afinal você sabe qual é a diferença entre substrato e terra vegetal? Quando usar um e quando usar outro? 

Ou como fazer um substrato de qualidade para suas quantas?

Começamos falando da terra vegetal que é o solo propriamente dito, de quando cavamos e retiramos a terra.

Já o substrato é um composto de materiais e ele tem o objetivo de fixar a planta, nutrir e principalmente oferecer as condições de cultivo que ela aprecia. 

O substrato pode levar terra vegetal ou não, como é o caso do substrato usado para orquídeas epífitas (que na natureza nascem fixadas nos troncos das árvores). O substrato para estas orquídeas não leva terra e é composto apenas com casquinhas de árvore, musgo esfagno, carvão… para que as raízes fiquem soltas e haja uma boa drenagem da rega ou da água da chuva.

Para compormos um substrato de boa qualidade precisamos primeiro entender as características dos materiais que vamos usar.

Musgo esfagno, fibra de coco e vermiculita por exemplo, retém água.

Já a areia grossa, a perlita, carvão e os materiais de “pedaços” graúdos irão facilitar o escoamento da água, são portanto usados nos substratos de plantas que não gostam de solo úmido.

Outro aspecto importante é que esse substrato fique leve, favorecendo a aeração do solo e assim as raízes se desenvolvam com facilidade.  Esse fator também evita a possibilidade de encharcamento.

Por isso não existe o melhor substrato, existe o substrato ideal para cada tipo de planta. Precisamos pensar: O que esta plantinha gosta? 

Eu, em particular, não gosto de seguir receitas prontas que dizem as medidas exatas, eu gosto de ir acrescentando os materiais e sentindo a textura, o aspecto, e prevendo a aeração e drenagem que ele irá proporcionar.

Mas caso prefira já existem substratos prontos a venda em floriculturas e Garden Center específicos para cada tipo de planta: substrato para samambaias,  substrato para suculentas, substrato para orquídea e assim por diante.

Outros materiais incorporados nos substratos são os adubos: materiais orgânicos (húmus de minhoca, materiais de decomposição) ou adubos minerais, e tem o objetivo de nutrir as plantas.

Mas lembrando, o mais importante é saber quais condições de cultivo as plantas gostam para poder escolher e ou fazer um substrato de qualidade.

Espero que você tenha entendido e gostado desse vídeo.

E não esqueça de curtir e se inscrever no nosso canal, isso é muito importante para nós!