COMO REGAR suas PLANTAS - APRENDA de UMA vez por TODAS

Em: Blog Mania de Flor Em: Hit: 1084

Você tem dúvida de qual é a hora certa de regar? Qual é a quantidade de água que tem que colocar em cada planta? E será que tem horário certo para regar?

Nesse vídeo vou falar tudo que você precisa saber para aprender de uma vez por todas a como regar da forma correta as suas plantas, e também vou te mostrar na prática como faço para regar as minhas plantas aqui na florestinha.

Quando regamos uma planta estamos oferecendo água para as raízes da planta, e aí ela mesma se encarrega em distribuir a água para toda a estrutura da planta (flores, folhas, frutos e caule).

As plantas que são originárias de regiões desérticas, como a maioria dos cactos e suculentas, estão acostumadas a ficar longos períodos sem receber água e por isso eles devem ser regados com intervalos mais longos, aguardando o substrato secar muito bem antes de regá-los.

As plantas que são originárias de florestas gostam que o solo se mantenha levemente úmido como é no habitat natural delas. Então para estas plantas a rega deve ser sempre que o substrato estiver levemente seco.

E agora você deve estar pensando, mas como vou saber se secou bastante ou se secou pouco? A maneira mais fácil e prática de saber é tocando o solo com a ponta dos dedos e sentindo a umidade dele. 

Quando o solo está bem seco, ele não gruda nos dedos, tem textura seca. Já quando o solo está úmido ele gruda levemente nos dedos, tem textura mais fresca. E quando o solo está encharcado que é uma condição que deve ser evitada em qualquer caso, você também vai sentir ao tocar o solo.

E como regar? Devemos regar em abundância e isso quer dizer regar toda a superfície do vaso até a água começar a sair pelos furos de drenagem.

Assim temos certeza de que todo substrato recebeu água e todas as raízes serão hidratadas. E isso inclui a rega dos cactos e suculentas, pois o segredo está no intervalo entre as regas e não na quantidade de água oferecida.

Uma excelente maneira de saber se a planta gosta de substrato mais úmido ou não é pesquisando sobre a espécie na internet. Hoje em dia existem muitos sites confiáveis que auxiliam bastante.

Também existem alguns sinais que as plantas nos dão quando estão com sede: folhas murchas, pontas das folhas secas, às vezes a folha inteira seca ou a planta fica com cor pálida.

E sobre o horário de rega? O melhor horário é pela manhã.

No verão quando regamos no começo do dia, que é um horário mais fresco, a água não vai evaporar rápido do solo por causa do sol e a planta ficará melhor hidratada. E no inverno, principalmente nas regiões mais frias do país, molhando pela manhã, evitamos que a planta passe a noite (período mais frio) com o solo muito úmido.

Pratinhos pode ou não pode?

A gente nunca deve deixar água acumulada nos pratinhos para evitar a dengue e para que a planta não se encharque.

E sobre o substrato qual é a relação que ele tem com a rega?

É fundamental que o substrato seja composto por materiais que ajudem a conservar um pouco mais da umidade para as plantas que gostam ou que ele tenha materiais que ajudem a água drenar com facilidade para as plantas que gostam que o solo se mantenha mais seco.