Quando mudar sua planta de vaso - 5 DICAS

Em: Blog Mania de Flor Hit: 154

Você fica em dúvida quando precisa mudar sua planta de vaso?

Vou te contar 5 MOTIVOS PARA VOCÊ REPLANTÁ-LA!

1) Mude sua planta de vaso quando ela já cresceu bastante e ocupou toda a área do vaso. Neste caso possivelmente ela também já apresenta mudas que podem ser separadas da planta mãe e cada uma ir para um novo vaso.

O replante irá oferecer além de mais espaço para a planta se desenvolver com uma condição mais completa de nutrição.

2) Mude sua planta de vaso se ela estiver com o crescimento estagnado há bastante tempo. Não cresce, não surgem novas folhas, não solta mudas... está realmente como crescimento parado.

Isto pode ser causado por um substrato de má qualidade ou que não é o ideal para a espécie da planta.

*Atenção: cada planta tem um tempo de desenvolvimento, algumas são mais lentas mesmo, então estude sobre a espécie antes e respeite este processo.

Associe também a esta observação, se você está oferecendo condições de luz e rega ideais para sua plantinha, pois ela pode estar estagnada por não estar recebendo as condições ideais de cultivo.

3) Mude sua planta de vaso se ela sofreu algum stress. Exemplos: você esqueceu de regá-la e a coitadinha está acabada. Ou ao contrário, ela foi regada em excesso e a aparência dela também está terrível. Ou ainda, você fez seguidas aplicações de defensivos para combater pragas e ou doenças.

Em qualquer um desses casos, ela está debilitada e merece um substrato novinho para poder se beneficiar dos nutrientes. 

Conosco não é diferente, quando adoecemos, precisamos cuidar da nossa alimentação com mais atenção e suprir todas as carências, não é? 

Aproveite este replante para eliminar folhas mortas, secas e ou galhos muito compridos com aspecto anormal. 

4) Mude sua planta de vaso se ela estiver sofrendo recorrentes ataques de pragas. 

Isto pode sinalizar que as condições que a planta se encontra a estão deixando suscetível a estas pragas e ou doenças. Como acontece conosco, se nossa imunidade não está boa, podemos ficar doentes com mais facilidade.

No caso da planta a falha pode estar na qualidade do substrato (poucos nutrientes), por isso, vale a troca de vaso.

Outra situação neste caso é que as vezes combatemos uma praga que está visível nas folhas e troncos da planta, mas ele também pode estar escondido na terra e ou com ovos enterrados. 

Trocando 100% o substrato eliminaremos esta situação. *se for visível as pragas nas raízes, lave a planta com água corrente e se certifique de eliminá-los.

5) Mude sua planta de vaso se você comprou ou ganhou uma nova planta e você não sabe a procedência do substrato. Exemplo, eu mesma já comprei suculenta plantada no barro ☹

Muitas vezes por falta de informação, ou por economia (substrato de qualidade é mais que só a terra do quintal) as pessoas plantam em qualquer substrato. 

No início até pode funcionar, mas ao longo prazo sua planta não irá se desenvolver bem. E o que nós queremos? Plantinhas com toda sua beleza, não é?

Então aproveite o momento do replante para pesquisar o tipo de substrato que sua planta precisa. 

Mas vou te dar algumas dicas: 

Samambaias gostam de substrato bem poroso: 1 parte de terra +1 parte de humus + 1 parte de fibra de coco + carvão triturado (pouca quantidade – 1 colher é suficiente)

Suculentas gostam de substrato que drene muito bem: 1 parte de terra + 1 parte de humus + 2 partes de areia

Orquídeas epífetas gostam de substrato bem leve, use: cascas de árvore, carvão moído, musgo esfagno, fibra de coco.

Folhagens e plantas em geral gostam de: substrato rico em matéria orgânica (2 partes de terra + 1 parte de humus de minhoca + 1 parte de areia)

Você pode preparar o substrato seguindo estas dicas ou comprá-lo pronto.

Hoje em dia já existem opções bem completas para cada tipo de planta e muitas vezes você pode encontrar outros nutrientes já misturados na composição como esterco de animais curtidos, palha de arroz, turfa, carvão moído, etc..

Gostou das dicas? Se sim deixe seu curtir e comente aí embaixo. Sua opinião é muito importante para nós.

Trabalhamos com muito carinho para poder ajudá-los nessa deliciosa arte de cuidar das plantinhas.

Um beijo e até o próximo post.

Crys Bernardes