COMO CUIDAR e DECORAR um PINHEIRINHO de VERDADE

Em: Blog Mania de Flor Em: Hit: 18680

No vídeo de hoje eu vou dar 3 dicas para que seu Pinheirinho de Natal natural não amarele, não seque e que você consiga cultivá-lo por muitos anos. Também vou dar dicas de como escolher um Pinheirinho saudável na hora de comprá-lo.

Os pinheirinhos de Natal pertencem a família das coníferas, são muito resistentes, não são exigentes na adubação e na natureza podem ficar muito altos e viver por longos anos. Podem ser cultivados em vasos ou plantados diretamente no chão e são bem fáceis de cuidar, porém se descuidarmos das 3 necessidades básicas que vou te contar nesse vídeo podemos perdê-las rapidamente.

DICA 1 - os pinheirinhos precisam ser cultivados a sol pleno, ou seja, eles precisam receber sol diretamente pelo maior tempo possível. Isso quer dizer que para o cultivo a longo prazo, não serve aquela luz fraquinha que entra pela janela, ele precisa de sol por pelo menos 4 horas todos os dias.

Só que agora na véspera de Natal queremos ter um Pinheirinho decorado dentro de casa, e por este curto período podemos cultivá-lo assim, porém precisamos oferecer o máximo de luz que for possível. E depois que passar o Natal, se você quiser que a planta continue se desenvolvendo saudável, aí sim escolha um local para colocá-lo onde ele possa ser cultivado a sol pleno.

DICA 2 - os Pinheiros gostam que o solo se mantenha levemente úmido, e normalmente nesta época quente do ano pode ser que ele precise ser regado todos os dias. O jeito certo para saber se precisa regar sua planta é tocando o solo para sentir a umidade. Evite embalagens que dificultem o momento da rega.

Regue em abundância até a água sair pelos furos de drenagem do vaso, mas não deixe a água acumulada em pratinhos ou em vasos pois os Pinheiros não toleram encharcamento.

Evite molhar as folhas, direcione a rega sempre para o substrato. Se o seu Pinheirinho começou a secar a pontinha das folhas você ainda consegue salvar sua planta, porém se o centro dela estiver mais seco infelizmente as chances são menores de recuperá-la, então não deixe sua planta amarelar e secar por falta de rega.

DICA 3 - os pinheirinhos são originários de regiões de clima frio então mesmo que adaptados ao clima tropical evite deixá-lo fechado em lugares muito abafados. O ideal é que o local de cultivo seja bem arejado e o mais fresco possível.

Se você mora num local muito quente opte pelas tuias que são verde escuro, elas são mais resistentes que as de folhas verde claro.

Se depois de passar o Natal você quiser plantá-lo no jardim espere o clima ficar mais ameno.

DICAS PARA COMPRAR

Agora vamos as dicas de como escolher uma planta saudável na hora de comprá-la.

- Não compre plantas que estejam com as folhas e o caule amarelados.

- Também não escolha plantas que estejam com as folhinhas caídas e nem com a ponteira quebrada. 

- Quanto menos tempo a planta estiver num ambiente fechado melhor, então se você souber que os pinheirinhos estão na prateleira do mercado há vários dias, evite escolhê-los e opte por plantas que foram colocadas recentemente no local de venda.

- As plantas são comercializadas de diversos tamanhos, então escolha o tamanho que dê certinho naquele espaço com mais luminosidade dentro da sua casa.

DICAS DE DECORAÇÃO

Você pode escolher o vaso ou cachepô que preferir e pode até usar uma louça bonita, vale deixar a criatividade fluir.

Em relação aos itens decorativos devemos optar por opções mais leves já que os galhos dos pinheirinhos são finos e não suportam decorações pesadas. Uma opção aqui é colocar os itens nos galhos mais centrais que são mais resistentes.

Para decorar a base do Pinheirinho você pode usar palitos de churrasco com bolinhas ou pinhas que são facilmente fixadas com cola quente.

Se você quiser usar pisca lembre-se de escolher um pisca com LED que não irá aquecer a planta.

Uma outra opção leve e bem decorativa é fazer cordões de pipoca para entrelaçar no Pinheirinho. Com uma agulha e linha é só passar a pipoca e fazer o cordão.

Eu espero que você tenha gostado desse vídeo, me conta nos comentários se você decorou seu Pinheirinho com algum objeto diferente e inusitado.

Não se esqueça de curtir o vídeo, compartilhar com os amigos e se inscrever no meu canal.

Nos vemos no próximo vídeo um beijo e até lá!