Como cuidar das suas orquídeas

Em: Dicas e cuidados para flores e plantas Comentário: 0 Hit: 47

3 dicas super importantes de como cuidar das suas orquídeas:

As orquídeas estão entre as flores preferidas para presentear e para decorar a casa, já que suas flores são duráveis, lindas e sofisticadas.
As principais espécies comercializadas são: Chuva de ouro, Phalaenopsis, Cymbidium e Dendrobium.

Existem algumas particularidades de cultivo dependendo da espécie, portanto é importante identificar a variedade da sua planta.
Mas em regra geral, elas tem cultivo similar em relação a rega e luz e por isso vamos te ajudar com as dicas abaixo:

LUZ: As orquídeas gostam de ambientes bem claros, porém sem sol direto. Então escolha um lugar bem iluminado, preferencialmente próximo a uma janela, varanda ou sacada, porém observe se a planta não receberá raios solares diretamente (isto queima a planta).
Se você morar em casa e tiver uma árvore no seu terreno, as orquídeas adoram ser cultivadas embaixo delas, afinal este é seu habitat natural. Neste caso, você pode amarrar a planta diretamente na árvore ou pode pendurá-la em seu vaso mesmo.
*esta dica serve para Phalaenopsis, Dendrobium e Chuva de ouro.

REGA: As orquídeas não gostam de encharcamento de substrato ou seja, não toleram água acumulada em suas raízes. Elas apodrecem e morrem.
Você pode regar seus vasos diretamente numa torneira, deixar escorrer bem a água e só depois levar ao local que a planta estava. Ou pode usar um regador e controlar a rega.
Uma dica é colocar o dedo dentro do vaso para sentir a umidade da planta, só regue se seu dedo sair sequinho.
Então lembre-se, nunca deixe pratinhos com água embaixo do vaso!

PRAGAS: Caso você observe piolhos na sua planta, o ideal é fazer a retirada e limpeza com uma escovinha macia ou cotonete. Você também pode borrifar água com sabão de coco para auxiliar neste combate.

Ambientes bem arejados ajudam a evitar estas infestações.
Em outros casos de doença que a planta esteja com manchas nas folhas, opte por retirar a folha doente com uma faca ou tesoura de poda, e após este procedimento coloque um pouco de canela em pó para ajudar a cicatrizar e evitar outras contaminações.

 

Siga estas dicas e você terá plantas lindas e saudáveis.
Já viu nossa coleção de orquídeas?
Acompanhe também nosso instagram, onde postamos outras dicas e curiosidades sobre as orquídeas.

Relacionado por tags

Comentários

Deixe seu comentário