ORQUÍDEA SEM FLOR? 03 DICAS FÁCEIS para FAZER sua ORQUÍDEA FLORIR

Em: Blog Mania de Flor Em: Hit: 29127

Você tem uma orquídea que não está dando flores e não sabe o que fazer? Você cuida, cuida e nada de flores...

Então nesse vídeo eu vou te dar 2 dicas simples, mas fundamentais do que você precisa fazer para que suas orquídeas deem flores, e no final do vídeo eu vou dar 1 dica extra pra dar um UP a mais nas suas orquídeas e aí, você fazendo tudo certinho, pelo menos uma vez ao ano sua orquídea vai te presentear com flores, e existe a possibilidade de ser mais de 1x inclusive.

O vídeo de hoje vai ser bem direto ao ponto na questão da florada das orquídeas, então vamos levar em consideração que a sua orquídea está saudável, não tem nenhum bichinho, não tem nenhuma doença, está com o substrato de boa qualidade e você também tem regado a sua orquídea da forma correta, então a única coisa que está faltando aí, é você aprender o que fazer para que ela dê flores, certo?

Vocês sabem que a família das orquídeas é muito grande e existem algumas particularidades no cultivo, porém as dicas que eu irei dar neste vídeo servem para todas.

DICA 1

Sabe o que está faltando para a sua orquídea dar flores? Sol!!!

Está faltando ela receber sol diretamente sobre a planta por algumas horinhas todos os dias. O sol é fundamental para estimular a produção de flores, mas como a orquídea é uma planta sensível, se a colocarmos no sol no período mais forte pode queimar suas folhas, então muitas pessoas acham que ela não precisa de sol e cultivam suas orquídeas num lugar apenas com claridade.

E não! Só claridade não vai estimular a planta a dar flores, você precisa colocar a sua orquídea bem próximo de uma janela ou num local que ela receba algumas horas do sol fraquinho. Ou seja, as orquídeas precisam receber sol somente no comecinho do dia ou no final da tarde, quando o sol estiver mais fraco.

Você logo irá perceber a importância dessa mudança no cultivo da sua orquídea, e ela ficará ainda mais bonita, mais saudável e possivelmente logo irá lhe presentear com flores.

DICA 2

A segunda dica é adubação. Toda orquídea, seja ela cultivada em vaso, amarrada num tronco de uma árvore, amarrada numa madeirinha com as raízes aéreas, de qualquer maneira elas precisam ser adubadas.

Vamos pensar que na floresta, no habitat natural das orquídea, elas recebem muitos nutrientes de diversas maneiras: através do cocozinho de alguma ave,  da decomposição das folhas e de outras formas naturais,  e quando nos cultivamos em casa também precisamos oferecer uma nutrição especial para que elas possam dar flores.

E assim como nós, que precisamos ter uma alimentação balanceada, com diversas fontes de nutrientes, as plantas também precisam disso, então o ideal é usar adubos mais completos que tenham além do NPK (que são os nutrientes que a planta precisa em maior quantidade) de outros micronutrientes, e essa informação vem escrita no rótulo da embalagem.

Agora atenção,  o ideal é que adubemos nossas orquídeas 1x por mês, e para não esquecer, uma dica legal é você marcar num calendário sempre que fizer a adubação.

ADUBAÇÃO NA PRÁTICA

*REGO UM POUCO PRIMEIRO

*COLOCO O ADUBO NA BORDA DO VASO

*REGO UM POUQUINHO MAIS EM SEGUIDA

*NÃO ADUBAR NO HORÁRIO QUE A PLANTA ESTEJA RECEBENDO SOL

DICA EXTRA

Agora eu vou falar sobre a dica extra para estimular a orquídea a dar flores, e essa dica é bem específica para as orquídeas phalaenopsis: coloque uma colher de chá rasa de CANELA EM PÓ no vaso da sua orquídea.

A canela, além de ter ação fungicida e ajudar na cicatrização da planta sempre que cortamos uma folha, raiz ou haste floral, também estimula a planta a dar flores.

Coloque a canela em pó nos vasos das orquídeas 1x a cada 4 ou 5 meses.

Se você gostou dessas dicas, não se esqueça de clicar em curtir, compartilhar esse vídeo com os amigos e se inscrever no meu canal.

Nos vemos no próximo vídeo, um beijo e até lá!