Arranjos secos na decoração, um estilo que vai além da praticidade!

Em: Blog Mania de Flor Hit: 1379

Nesse post nossa florista Crys Bernardes dá dicas de como montar arranjos super lindos com flores e plantas secas (desidratadas).

Há pouco tempo, os arranjos com flores e galhos secos voltaram a encantar os amantes da decoração rústica. Digo voltaram, pois esta é uma prática bastante antiga, datada da Era Vitoriana na Inglaterra ou vista nas casas das avós do sul do Brasil, que colhiam Macela, Paina (capim do texas) e trigo para decorar os jarros de porcelana pintados a mão.

Bom, dizem que o que é bonito sempre retorna aos costumes e nós concordamos...

Afinal, os arranjos secos além de serem uma opção prática e linda para quem não tem tempo de cultivar flores e plantas frescas, ele vai de encontro a pensamentos que valorizam as fases, os momentos, a transição natural das coisas... observar que há beleza em cada fase.

Neste vídeo, nossa florista Crys Bernardes, inspirada na chegada do Outono vem nos mostrar duas opções de arranjos lindos e muito fáceis de fazer.

“_Ter os olhos atentos à natureza, é o primeiro passo para coletar materiais interessantes... galhos secos, folhas, capins, sementes, pinhas, etc estão de maneira farta e gratuita em toda praça ou parque das cidades...basta observar!”

Uma outra opção que ela sugere, é desidratar flores e folhagens após utilizá-las em arranjos frescos. “_ É só pendurar de cabeça para baixo, em um lugar que não pegue luz direta para manter a cor e que seja ventilado para evitar bolor...” 

Bom, separado o material é só soltar a criatividade ... “_use vasos e louças de casa para acentuar o efeito romântico, mas caso queira algo mais minimalista, escolha vasos de vidro”.

Outras dicas mostradas no vídeo como, agrupar as espécies e trabalhar com alturas diferentes dos elementos, orientam e facilitam a montagem.

Caso deseje, poderá pingar óleos perfumados ou borrifar essência nas plantas, que por serem desidratadas, irão fazer com o que o aroma evapore aos poucos pelo ambiente.

Abaixo, a florista lista algumas plantas muito utilizadas nestes arranjos: Eucalipto, aspargo, capins, latifolium, sempre viva, folhas de palmeiras, folhas de samambaias, primavera (boganvilea), proteas entre outras...

E finaliza que se observássemos mais as plantas, compreenderíamos melhor as fases da nossa própria vida! Há beleza em tudo...

Texto escrito por Crys Bernardes, nossa florista formada pela Escola Ibero Americana de Arte Floral e com especialização na Alemanha, na Escola Gregor Lersch e na Argentina, na Escola Mario Antonelli.