Ofertas

TUDO sobre o AMARILIS - como CULTIVAR, PLANTAR e espécies VARIADAS

Em: Blog Mania de Flor Em: Hit: 62596

Obaaa o vídeo de hoje é sobre o AMARILIS, conhecido como Tulipa Brasileira ou Açucena.

O amarílis é uma planta bulbosa como uma cebola. Dentro desse bulbo ele armazena água e nutrientes e isso faz dele uma planta muito resistente, que tolera inclusive ficar fora da terra no seu período de dormência.

Dentro de cada bulbo já existe a quantidade de flores e folhas que a planta vai ter durante o seu ciclo de vida e durante esse período ela também já vai preparando filhotinhos que são os bulbilhos que ficam conectados no bulbo mãe. A gente só deve retirar os bulbilhos quando eles já estiverem maiores e já formando folhas. Cada bulbilho atinge a maturidade e começa a produzir flores a partir do 3º ano, mas é uma média, isso pode variar. As cascas fora do bulbo funcionam como proteção, então não é necessário retirá-los.

O amarílis é uma planta originária das Américas e pode ser cultivada em todo o Brasil.

O amarílis entra em dormência após o seu período de floração, isso quer dizer que ele perde as flores, as folhas e o bulbo fica quietinho... e depois de alguns meses, no seu soninho reparador ele volta a brotar e dar flores. Então nunca jogue fora seu amarílis achando que ele morreu, porque ele pode estar em dormência.

Inclusive a maior dúvida que as pessoas têm é quando a planta está em dormência, se precisam retirar o bulbo da terra ou não. 

E a reposta é que é opcional... Como ele tem todos os nutrientes armazenados dentro do bulbo ele pode ficar fora da terra sim.

Algumas pessoas dizem que se retirarmos o bulbo da terra e guardarmos na geladeira até a hora de plantar simularemos uma variação brusca de temperatura (que acontece entre as estações do ano em regiões que tem as estações bem definidas) e que isso pode estimular novas flores.

Porém o próprio produtor de bulbos diz que ele pode permanecer na terra devendo ser irrigado uma vez por semana nos primeiros 5 meses e após esse período não irrigar mais para o bulbo entrar em dormência e voltar a florescer na Primavera.

LUMINOSIDADE

Uma condição essencial no cultivo que vai fazer com que a planta produza flores é a incidência do Sol. O amarílis é uma planta que pode ser cultivada a sol pleno ou a meia sombra recebendo pelo menos 4 horas de sol por dia. Quem mora em regiões muito quentes o ideal é colocar a planta num local que receba o Sol no período da manhã, que é mais fraco e assim as flores quando abertas irão durar mais.

Também evite molhar as flores e retire o pistilo para maior durabilidade da flor, (além de que o pistilo é tóxico).

Plantas que crescem demais, ficam muito compridas, estão recebendo pouca luz e estão se esticando em busca de mais luminosidade.

PLANTIO

Para fazer o plantio a gente precisa utilizar um substrato rico em matéria orgânica e com excelente drenagem porque já que o bulbo armazena água dentro dele nós não podemos deixar o solo encharcar.

O vaso não precisa ser muito fundo porque a planta não tem raízes longas e podemos plantar outras junto, que não sejam invasivas.

Eu prefiro vasos mais pesados porque a planta quando florida fica pesada e pode tombar o vaso.

É preciso plantar em vasos com furos para que o excesso da água da rega ou da chuva escorra com facilidade. Fazer as camadas de drenagem também é bem importante para facilitar este processo.

Para plantar vamos enterrar a maior parte do bulbo deixando só a parte superior para fora da terra. Deixar o bulbo todo aparente é mais uma questão estética para comercializar a planta, para o cultivo o ideal é cobrir o bulbo.

REGA

A rega deve ser feita sempre que tocar o solo e sentir que ele está seco, nunca deixar o solo encharcado porque o bulbo pode apodrecer.

Lembrando que quando não tiver nem flores e nem folhas o bulbo estará em dormência e você pode suspender as regas.

PRAGAS

O principal problema que se tem com os amarílis é com as lagartas. 

Então para prevenir ou se você observar qualquer sinal de lagarta você pode utilizar um controle biológico como o Dimypel ou outro inseticida de lagartas como o Forth e que eu irei deixar o link nos comentários do vídeo.

As variedades de amarílis que plantei são:

- Sydney 

- Flaminco Peacock

- Estrela 

- Blossom Bingo 

- Intokazie

- Double King

É indicado fazer o plantio até 4 meses depois da data de embalagem dos bulbos que vem descrita no rotulo. O plantio pode ser feito em qualquer época do ano e os amarílis florescem uma vez ao ano pelo menos.

Espero que você tenha gostado de aprender mais sobre essa planta tão linda. Nos vemos no próximo vídeo, até lá!