VASOS de FLORES para o JARDIM - OUTONO e INVERNO

Em: Blog Mania de Flor Em: Hit: 1220

No vídeo de hoje eu vou plantar flores para o meu jardim no clima e nas cores do outono e inverno. Vou fazer o plantio dessas flores e folhagens em vasos, te dar dicas de quais flores plantar junto pra fazer uma composição bem harmônica e também vou te falar a diferença de plantas perenes e da estação e as vantagens de cada uma.

Vou começar te mostrando as plantas que separei para o plantio dos meus vasos, e te contar que eu moro em Curitiba no Paraná, que é no sul do país onde as estações do ano são bem definidas e nós temos um inverno bem rigoroso, então as plantas que selecionei para esses vasos são todas plantas resistentes ao frio.

Também é importante explicar a diferença das plantas que são perenes das plantas que são anuais ou bienais também conhecidas como plantas da estação.

Perene significa permanente, no caso das plantas, é a designação utilizada para aquelas que apresentam um ciclo de vida longo, ou seja, que duram mais de dois anos. As plantes perenes se destacam pela praticidade e pelo baixo custo, já que a manutenção é reduzida.

Plantas da estação ou plantas anuais precisam ser trocadas pois são plantas que crescem, florescem, produzem sementes e morrem numa única estação de cultivo. Ou ainda as plantas bienais completam este ciclo de vida em duas estações. A vantagem é mudar a cara do jardim e decorar no clima da estação.

Eu gosto de ter a maior parte do jardim com plantas perenes devido à baixa manutenção, mas gosto de pontuar alguns canteiros e vasos com as plantas da estação.

FLORES

Quando vamos plantar no mesmo vaso mais de uma espécie precisamos escolher plantas que tenham a mesma necessidade de luz e de rega.

- Cinerária marítima (Senecio douglasii)

- Oxalis spiralis vulcanicola (Trevo Amarelo)

- Álisso / Flor de mel (Lobularia maritima)

- Amor-perfeito (Viola x wittrockiana)

PLANTIO

Todas essas opções podem ser plantadas diretamente no chão ou em vasos, aqui não tem muito segredo, mas é importante lembrar que precisamos escolher vasos com furos, principalmente porque são vasos que vão ficar no ambiente externo e se tivermos um período de muita chuva a água precisa escorrer com facilidade.

Como estas plantas têm raízes fininhas e delicadas posso escolher vasos mais rasos como é o caso das bacias. Outro ponto diferente que faço nestes vasos é colocar apenas uma camada de argila expandida ou pedra brita no fundo dos vasos e depois uma camada de areia para daí vir com o substrato. Como os vasos ficam em ambientes externos eu não coloco a manta de drenagem porque se sair um pouco de substrato pelos furos do vaso não tem problema diferente dos vasos que cultivo em ambiente interno.

No plantio eu optei em colocar as plantas mais altas atrás, agrupei as espécies e procurei posicionar as cores que contrastavam mais lado a lado. Para a bacia coloquei as plantas mais altas no centro e as demais alternadas ao redor, ficando um vaso bonito de todos os lados.

COMO CUIDAR

Todas essas espécies precisam ser cultivadas a sol pleno ou a meia sombra. É bem importante estar atento às regas pois as mudas têm raízes fininhas e sofrem com a desidratação principalmente nos primeiros dias que foram plantadas.

Em relação à adubação eu já uso húmus de minhoca misturada na terra do plantio e após um mês de plantadas eu inicio a adubação com o Forth Flores 1x por mês. Sigo a recomendação de quantidade do rótulo do fabricante.

Eu espero que você tenha gostado desse vídeo e dessa inspiração. Vou compartilhar o desenvolvimento das minhas plantas na nossa comunidade do YouTube e também no meu Instagram.

Não esqueça de clicar em curtir e se inscrever no meu canal.

Nos vemos no próximo vídeo, um beijo e até lá!