PEPEROMIA SCANDENS - PRINCIPAIS PROBLEMAS e COMO CULTIVAR

Em: Blog Mania de Flor Em: Hit: 9908

Você tem uma Peperomia scandens aí na sua casa que está perdendo as folhas, os galhos estão apodrecendo ou ela está cheia de pintinhas pretas? Então nesse vídeo eu vou te contar qual é o jeito certo de cultivar essa planta, como evitar esses problemas e como resolver se eles já estiverem acontecendo por aí. Também vou te ensinar como fazer mudas e adubar essa planta queridinha que fica linda na decoração dentro de casa.

LUMINOSIDADE

Eu falei que podemos ter Peperomia scandens em vários cantinhos da casa desde que este lugar tenha muita claridade natural. Ela não pode ficar no escuro se não vai definhar e morrer.

O ideal é que fique próxima de uma janela ou entrada de luz natural. Se este lugar receber algumas horas de sol fraco todos os dias está ok, ela só não pode receber sol diretamente sobre ela nos horários mais fortes do dia.

REGA

Esse é o quesito onde as pessoas mais erram, então vamos observar a planta para entender um pouquinho. Ela tem os galhos suculentos, ou seja, ela armazena água na sua estrutura e por esse motivo se regarmos demais ela vai apodrecer.

Começa soltando os galhos do solo, perdendo folhas ou as folhas começam a ficar com manchas pretas (sinalizando que está com doença causada por fungos) e a planta vai definhando.

Muitas pessoas perguntam quantas vezes na semana devem regar e eu sempre digo que é impossível ter uma receita igual para todo mundo com tantas variações de temperatura, tamanho do vaso, tipo do substrato usado entre outros fatores.

Então para você saber quando regar, basta tocar o solo pra sentir a umidade, só regue quando ele estiver levemente seco.

E quando for regar pode molhar todo substrato até a água começar a sair pelos furos de drenagem. Lembre-se de não deixar água acumulada nos pratinhos.

SUBSTRATO

E pra que a rega funcione bem você precisa utilizar um substrato que tenha uma boa drenagem e não acumule água. Evite usar apenas terra do jardim para que ela não fique compactada com o tempo. Usar o substrato para suculentas é uma boa opção e você pode comprá-lo pronto ou pode preparar. Eu misturo uma parte de terra vegetal, meia parte de casquinhas de árvore e carvão triturado e meia parte de areia grossa de construção.

ADUBAÇÃO

Você pode adubar a sua Peperomia scandens 01x por mês com o adubo da sua preferência, como um NPK 10.10.10, Forth Cote ou Bokashi.

PROBLEMAS

Se a sua Peperomia está com os galhos muito compridos e as folhas estão com o intervalo muito longe uma das outras a planta está sinalizando que está recebendo pouca luz. Neste caso você pode cortar os galhos mais compridos (reserve para fazer mudas) e coloque sua Peperomia num local que receba mais claridade.

Se sua Peperomia estiver com os galhos apodrecendo diminua as regas.

Retire os galhos do vaso, elimine a parte podre, passe um pouquinho de canela em pó para ajudar a cicatrizar e replante estes galhos. Você também pode eliminar os galhos que não tiverem mais folhas para deixar que a planta concentre sua energia nas novas mudas que você fizer.

Se você observar que o substrato não está drenando a rega, replante utilizando um substrato adequado.

Se a planta estiver com muitas manchas de fungos elimine as partes mais afetadas, reduza as regas e aplique algum fungicida. Eu costumo utilizar calda bordalesa que além de combater esse problema também fertiliza a planta. Eu compro concentrado e faço a diluição conforme o rótulo do fabricante.

E se a sua planta estiver com a coloração muito amarelada ou desbotada pode ser que ela esteja recebendo sol muito forte, então escolha um novo lugar para ela.

MUDAS

E para finalizar vamos falar como fazer mudas dessa planta tão generosa que se multiplica facilmente através de pedaços do galho.

Basta cortar um pedaço saudável e colocar para enraizar na água ou diretamente no solo.

Inclusive todas as vezes que você precisar podar a sua Peperomia você pode replantar estes galhos cortados no mesmo vaso para deixá-lo bem cheio ou pode fazer novos vasos.

Eu espero que você tenha gostado de aprender como a Peperomia scandens gosta de ser cultivada e como salvá-la caso esteja doente.

Não esqueça de clicar em curtir e se inscrever no meu canal.

Nos vemos no próximo vídeo um beijo e até lá!