PALMEIRA ARECA - COMO CULTIVAR uma das PALMEIRAS mais POPULARES do MUNDO

Em: Blog Mania de Flor Em: Hit: 3300

Obaaa no vídeo de hoje vou falar como cultivar uma das palmeiras mais populares do mundo: a Palmeira Areca ou Palmeira Bambu.

Além de linda e de ser um símbolo tropical ela é uma palmeira barata e muito fácil de cultivar. Quer outra vantagem? Ela pode ser cultivada no jardim ou em vasos em ambientes internos.

A Palmeira Areca é originária de Madagascar na África, mas é cultivada no Brasil há muitos anos. Na década de 80 e 90 foi tão comercializada que depois disso parece que as pessoas até cansaram um pouco dela. Agora felizmente está voltando com tudo como planta para jardins e áreas internas.

É uma palmeira muito entouceirada, com múltiplos caules e que por este motivo também é conhecida como Palmeira Família. Pode chegar a 9 metros de altura quando cultivada diretamente no chão. Outro nome popular dela, Palmeira Bambu, é por conta do seu caule parecer com um bambu, mas elas não são da mesma família.

LUMINOSIDADE

A Palmeira Areca pode ser cultivada a sol pleno, porém nessa condição ela irá ficar com as folhas amareladas e possivelmente com muitas pontas das folhas secas.

Já a meia sombra, recebendo apenas algumas horinhas de sol fraco todos os dias, é a condição preferida dela, e ela vai se desenvolver linda e saudável.

Para cultivá-la em ambientes internos é preciso deixá-la bem próxima de uma entrada de luz natural, escolha um local com no máximo 2 metros de distância de uma janela ou porta de vidro com bastante luz.

REGAS

A Palmeira Areca gosta de regas moderadas, então iremos regá-la sempre que tocarmos o solo e sentirmos que ele está seco. Regue em abundância até a água começar a sair pelos furos de drenagem do vaso.

Uma informação importante é que as Palmeiras em geral apreciam alta umidade do ar e por este motivo não toleram ambientes com ar-condicionado. Em períodos muito quentes ou secos podemos borrifar água nas folhas da planta.

MUDAS

A Palmeira Areca se multiplica através de sementes, mas o jeito mais fácil é pela divisão das touceiras. Então quando quiser fazer mudas basta pegar uma faca ou facão afiado e cortar o torrão dividindo a planta, preservando raízes, caule e folhas.

Plante em substrato com boa drenagem e rico em matéria orgânica, pode misturar a terra de plantio, esterco bem curtido ou húmus de minhoca, material de composteira ou restos de folhas secas.

Eu costumo fazer uma mistura de terra vegetal, húmus de minhoca, cascas de árvore e carvão triturado e um pouco de areia grossa de construção.

PODAS

As podas da Palmeira Areca consistem na retirada das folhas secas ou velhas, ou caso você queira que a sua palmeira fique com os caules bem limpos e bem alta você pode ir podando e retirando as novas brotações.

Caso queira que ela fique mais arbustiva bem cheia não precisa fazer essa limpeza.

ADUBAÇÃO

Em relação a adubação a Palmeira Areca não é muito exigente, então caso você tenha plantado recentemente e tenha colocado esterco ou húmus no substrato, pode esperar pelo menos 2 meses antes de iniciar a adubação. E aí você pode utilizar o Bokashi, que é um adubo orgânico, 1x por mês ou a cada 45 dias que é suficiente.

PRAGAS

Ela é uma planta bastante resistente e pouco atacada por pragas, mas se você observar sinais de cochonilha farinhenta pode utilizar a calda de detergente que eu já ensinei aqui no canal, vou deixar o link do vídeo fixado nos comentários para você assistir depois.

Mas lembre-se de verificar se a condição de luminosidade está sendo suficiente para ela ou se a planta está fraquinha por carência de luz. Folhas amarelas na parte de cima podem sinalizar excesso de sol. Pontas secas podem sinalizar baixa umidade do ar ou excesso de sol.

E manchas pretas nas folhas podem sinalizar problemas com fungos como resultado de substrato encharcado. Neste caso diminua as regas, verifique se o substrato tem boa drenagem e aplique fungicida na planta.

Agora eu quero saber se você já cultiva essa palmeira aí na sua casa ou se é uma das plantas da sua lista de desejos, me escreve nos comentários.

Eu espero que você tenha gostado desse vídeo recheado de dicas sobre a Palmeira Areca. Não esqueça de clicar em curtir e se inscrever no meu canal, nos vemos no próximo vídeo, um beijo e até lá!