ONZE-HORAS - COMO CULTIVAR e FAZER um JARDIM VERTICAL

Em: Blog Mania de Flor Em: Hit: 3740

Obaaa no vídeo de hoje, atendendo aos pedidos de vocês, eu vou ensinar tudo sobre a Onze-horas, uma planta rústica muito fácil de cultivar e que pode ser cultivada em todo país.

E também vou ensinar a fazer um jardim vertical com as Onze-horas pra deixar o seu jardim bem florido.

A Onze-horas ou Portolaca Grandiflora recebe esse nome porque abre suas flores no horário mais quente do dia, ou seja, a partir das 11:00 da manhã. Claro que pode acontecer alguma variação conforme a região do país que você mora devido à intensidade do sol, mas elas são plantas que precisam de luz solar pra abrir e dar muitas flores.

Portanto cultive a sua Onze-horas a sol pleno, recebendo de 6 a 8 horas de sol todos os dias. E este é um segredo para ela florir em abundância, quanto mais sol a Onze-horas receber, mais flores ela irá produzir!

REGA

As Onze-horas são plantas suculentas, ou seja, elas armazenam água nas suas folhas e caule e por isso é uma planta que não tolera o encharcamento. Devemos regá-las apenas quando tocar o solo e sentir que ele está levemente seco. Não precisa esperar o solo esturricar. Tocou o solo e sentiu que está levemente seco, pode regar. Quando for regar, pode regar em abundância toda superfície do solo até a água sair pelos furos de drenagem.

SUBSTRATO

Você pode utilizar o substrato próprio para suculentas, que é um substrato bem soltinho e com uma boa drenagem, ou você pode fazer o substrato misturando terra vegetal de boa qualidade com outros materiais que cumpram a função de não deixar a terra compactada e que permitam uma boa passagem da água das regas. Eu costumo misturar uma parte de terra vegetal com uma parte de substrato para orquídea epífita, que é composto por carvão triturado e casquinhas de árvore quebradas. Outra opção é misturar na terra vegetal um pouco de areia grossa de construção para cumprir o mesmo objetivo.

ADUBAÇÃO 

Ela é uma planta que vai nos recompensar com mais flores se a adubarmos com frequência. Uma excelente opção é o Forth Flores, que é um adubo rico em fósforo e em vários outros nutrientes que a planta precisa para estar sempre bonita. Podemos colocá-lo no substrato no momento do plantio conforme a dosagem recomendada no rótulo do fabricante e depois utilizá-lo 1x ao mês.

MUDAS

Uma opção para termos mudas de Onze-horas é através das sementes que encontramos facilmente em mercados e floriculturas. A melhor época para semeá-las é na primavera e verão. Outra maneira é fazendo mudas através das estacas de alguma planta que nós já temos ou ganhamos, e para isso basta cortar pedaços saudáveis do galho com aproximadamente 10 a 15 cm. E por último também podemos comprar as mudas já formadas, elas são vendidas unitárias ou em caixas com 15 mudas e têm um custo bastante acessível.

Agora eu quero saber se você já cultiva Onze-horas aí na sua casa ou se depois desse vídeo ficou inspirada a ter um vaso bem lindo com essa planta. E me conta também se você vai fazer um jardim vertical dessa maneira para decorar seu jardim.

Não esqueça de clicar em curtir e se inscrever no meu canal.

Nos vemos no próximo vídeo, um beijo e até lá!