KALANCHOE e CALANDIVA - como RECUPERAR e CULTIVAR

Em: Blog Mania de Flor Em: Hit: 14487

Obaaa no vídeo de hoje eu vou falar sobre o Kalanchoe e a Calandiva, também conhecidos como Flor da Fortuna.

Provavelmente você já teve uma e depois que a florada terminou você não soube como cuidar e pensou em descartar sua plantinha... mas não faça isso, ela é uma suculenta que volta a florir várias  vezes se você cultivá-la do jeito certo.

LUZ

A condição ideal é recebendo pelo menos 4 horas de sol todos os dias, mas ela também pode ficar a sol pleno, ou seja, recebendo sol por todo o dia.

LOCAL DE CULTIVO

Pode ser plantada diretamente no chão (em canteiros) ou em vasos compondo com outras plantas ou sozinha. Fica linda agrupada dando destaque ao seu efeito floral.

REGA

Para saber a hora certa de regar basta tocar o solo para sentir a umidade. Só regar se o solo estiver sequinho. Devemos direcionar a água no substrato e evitar molhar as folhas e as flores para que elas não apodreçam, nem sejam local favorável para proliferação de fungos e doenças.

PROBLEMAS

Um problema bem comum de acontecer está relacionado à rega: se a planta está com as folhas amarelas, molengas ou se soltando é sinal que você está regando demais. Neste caso, espere mais para regar sua planta.

Também verifique se o substrato tem boa drenagem, porque as vezes achamos que o solo está sequinho mas nas camadas mais abaixo o solo está muito molhado por não estar permitindo a passagem da água.

Outro problema comum é a planta murchando por falta de água (não precisa esperar o solo esturricar). Se as folhas estão caídas, rugosas, mostrando os veios das folhas ela está sinalizando que está com sede! Vasos pequenos, por terem pouca quantidade de substrato secam mais rápido e por isso precisam de uma atenção redobrada em relação a rega.

Mas se não tem relação com a rega, sua planta está hidratada na medida correta e mesmo assim está murchando, ela pode estar sendo atacada por pragas: pulgões e cochonilhas que sugam a seiva da planta.

Para este caso, faça uma limpeza geral da planta, retire folhas e flores secas, aplique um defensivo, eu sugiro se for no início, usar calda de detergente que eu já ensinei aqui no canal, vou deixar o link fixado nos comentários para você assistir depois, mas se a infestação for grande, pode aplicar um inseticida pronto para uso a base de óleo de neem.

Lembre-se de repetir a aplicação até eliminar 100% das pragas. Uma única aplicação não irá resolver.

Outro problema que eu já vi acontecer foi com ácaros. Estas praguinhas minúsculas vão fazendo pequenas lesões nas folhas e envelopam a planta como uma teia. Infelizmente se não tratada podem matar a planta.

Este problema acontece mais em períodos de muita baixa umidade do ar, ou plantas que passaram por stress hídrico prolongado, ou seja, ficaram sem ser regadas por um longo período. Para este problema, aplique acaricida (compra pronto para uso) e fique atento para fazer as regas da maneira correta.

COMO RECUPERAR

O primeiro passo para a planta ficar saudável e estimular novas floradas é retirar todas as hastes florais quando elas ficarem feias. Use uma tesourinha e corte todos eles rente a base. Isso vai concentrar a energia da planta em novas brotações de folhas e flores. 

Outra questão é mudar a planta para um vaso maior, ou com substrato novo e com mais nutrientes. Durante a florada a planta necessita de muita energia e esse solo acaba se esgotando. Então essa é a hora de mudar a planta de vaso ou para o chão.

ADUBAÇÃO

E para finalizar o combo para o Kalanchoe voltar a florir precisamos adubar nossas plantas. Neste caso eu intercalo, adubos de manutenção, com adubos para floração. Estas plantas florescem principalmente no outono inverno quando os dias são mais curtos. 

Então, a partir de abril até julho aproximadamente, pode-se fazer a adubação para florada 1x por mês na quantidade recomendada no rótulo do fabricante, e no restante do ano, adubação de manutenção 1x por mês. 

Agora chegou a hora de você me contar nos comentários se você já sabia que podia cultivar Kalanchoes e Calandivas por muitos anos e que eles voltavam a florir.

Não esqueça de clicar em curtir e se inscrever no meu canal, nos vemos no próximo vídeo, um beijo e até lá!