HERA - como CULTIVAR essa planta PENDENTE LINDA

Em: Blog Mania de Flor Em: Hit: 7384

Obaaa no vídeo de hoje eu vou falar sobre a HERA, uma folhagem linda que pode ser cultivada pendente, como trepadeira, como forração e também na água.

Existem muitas variedades de formato das folhas, cores e tamanhos de vasos, o que possibilita incluir essa planta de diversas maneiras na decoração dentro de casa e no jardim.

A Hera tem um crescimento relativamente rápido, então você pode adquirir um vaso menor que com o tempo a planta ficará com as ramagens compridas.

Na mitologia grega a Hera representa a deusa do casamento e da proteção feminina, então para quem gosta de saber sobre a simbologia das plantas é um significado muito interessante.

LUMINOSIDADE

A hera pode ser cultivada em todas as condições de luminosidade:

SOMBRA - ambiente com muita luz natural sem sol direto

MEIA SOMBRA - ambiente que recebe algumas horas de sol todos os dias

SOL PLENO - local onde a planta vai receber sol direto durante todo o dia

Na condição de sol pleno é preciso avaliar se na região onde você mora o sol não é muito forte. Aqui em Curitiba, na região sul do país, eu cultivo a hera a sol pleno e elas são lindas, porém em regiões muito quentes o mais indicado é cultivar a sombra ou a meia sombra.

REGA

Um ponto muito importante no cultivo das heras é em relação a rega e provavelmente seja aqui que as pessoas mais erram. Se a gente deixar o solo das heras esturricar demais, ela pode secar e não voltar a hidratar.

Tem que tocar o solo para sentir a umidade e regar sempre que ele estiver levemente seco. Nunca encharcar, mas nunca esperar demais para regá-la. Nos dias muito quentes ou com a umidade do ar muito baixa eu também molho as folhas das minhas heras.

ADUBAÇÃO

As heras gostam de adubação frequente. Eu intercalo entre os meses o Bokashi, adubo orgânico que coloco diretamente no solo, com a adubação foliar, que é líquida e é aplicada diretamente nas folhas da planta. Também gosto muito do adubo Forth Jardim que tem macro e micronutrientes. É só seguir a recomendação de quantidade descrita no rótulo da embalagem.

MUDAS

Para fazer mudas da Hera basta cortar um pedaço do ramo e colocar diretamente na terra ou na água. Corte pedaços da estaca com 10 a 15 cm cada, retire as folhas da parte de baixo e enterre ou coloque dentro da água pelo menos um nozinho (que é o local onde saem as folhas ou as raízes). Use terra bem fofinha para facilitar o enraizamento. Eu gosto muito do substrato para floreiras da Forth. Mantenha o substrato úmido e as mudas em local sombreado e em poucos meses você já terá uma muda que poderá ser plantada em um vaso.

PRAGAS E DOENÇAS

Vou compartilhar com vocês 2 problemas que eu já tive no cultivo das heras. O primeiro deles é o ataque de pulgões nos brotinhos e folhas mais novas da planta e o segundo problema são as manchas cor de ferrugem que aparecem nas folhas e é um problema causado por um fungo.

Para o ataque de pulgões a primeira coisa que eu faço é aplicar uma calda com detergente neutro em toda a planta e repito esse processo por mais 2 ou 3 vezes. Muitas vezes é possível eliminar os pulgões somente com essa calda.

***Para fazer essa calda basta diluir 50ml de detergente neutro

em 1 litro de água, colocar num borrifador e pulverizar toda a planta infestada.

Se os pulgões persistirem eu aplico um inseticida a base de óleo de neem. Você pode comprar ele pronto para uso ou comprar o óleo de neem concentrado e diluir para fazer aplicação.

E para o problema com ferrugem, já que ele é causado por um fungo, é preciso aplicar um fungicida e repetir a aplicação conforme recomendado no rótulo do fabricante.

E outro problema que eu nunca tive, mas que pode acontecer são manchas esbranquiçadas nas folhas lembrando um bolor. Este problema pode ser causado pelo fungo oídio e para combatê-lo também aplique fungicida.

DECORAÇÃO

Agora que já falei sobre como cultivar as heras vou montar uma opção de decoração com ela utilizando uma gaiola decorativa. É algo simples, porém bem charmoso para usar na decoração.

Não esqueça de compartilhar esse vídeo com os amigos, de curtir e de se inscrever no meu canal. Nos vemos no próximo vídeo, um beijo e até lá!