FLOR de MAIO - NÃO FLORESCE ou APODRECENDO? APRENDA a CULTIVAR do JEITO CERTO!

Em: Blog Mania de Flor Em: Hit: 6987

Sua FLOR DE MAIO não floresce, ou pior, apodrece os galhos? Você tem dúvida se ela é de sol ou é de sombra? Nesse vídeo eu vou responder todas essas dúvidas e te falar o que é preciso para ter uma FLOR DE MAIO linda e florida.

Você sabia que a FLOR DE MAIO é um cacto? Um cacto meio rebelde, sem espinhos e que não é originário do deserto! A FLOR DE MAIO é um cacto de floresta. E ela não nasce no chão das florestas, nasce apoiada nos troncos das árvores como uma planta epífita, igualzinho algumas orquídeas.

LUMINOSIDADE

A Flor de Maio deve ser cultivada a meia sombra, ou seja, recebendo algumas horinhas de sol fraco todos os dias. E esse solzinho fraco é uma das condições que estimula a planta a dar flores, então se você tem uma Flor de Maio na sombra, dificilmente ela irá florescer.

SUBSTRATO

Precisamos utilizar um substrato com excelente drenagem. Uma dica é misturar terra vegetal de boa qualidade com bastante carvão triturado, casquinhas de árvores quebradas e fibra de coco. Você também pode utilizar um substrato pronto específico para suculentas.

REGA

Tocou o solo, sentiu que está seco? Pode regar! Regue até a água sair pelos furos de drenagem e tá tudo certo.

POR QUE NÃO FLORESCE

A Flor de Maio floresce a partir de abril até meados de agosto, ou seja, ela floresce nas estações do outono e inverno onde os dias são mais curtos, ou seja, temos menos luminosidade e também temperaturas mais baixas, principalmente no sul e sudeste.

Se você mora em regiões do centro-oeste, norte ou nordeste onde a temperatura não oscila muito mesmo nesta época do ano, nem a quantidade de luminosidade fica menor, a sua Flor de Maio não entende que é a hora dela florir.

E se você mora nessas regiões, uma maneira para tentar enganar a sua planta é nesse período de outono-inverno, deixá-la num local com um pouco menos de luminosidade que o local que você a estava cultivando.

ADUBAÇÃO

Outro fator bastante importante para estimular a florada da Flor de Maio é adubá-la com adubos ricos em fósforo.

O que eu aprendi com um produtor é que podemos usar o adubo Bokashi durante a maior parte do ano, e a partir de janeiro, que são os meses que antecedem a florada, começamos a adubar com um adubo rico em fósforo, por exemplo o 09.45.15

Eu quero saber se você já cultiva a Flor de Maio e qual cor você tem aí, me conta nos comentários.

Não esqueça de clicar em curtir e se inscrever no meu canal.

Nos vemos no próximo vídeo, um beijo e até lá!