FILODENDRO BIRKIN - COMO CULTIVAR essa planta LINDA

Em: Blog Mania de Flor Em: Hit: 1715

Obaaa no vídeo de hoje eu vou falar sobre o Filodendro Birkin, uma folhagem linda, que tem as folhas listradinhas de verde e branco e que traz um colorido todo especial pra nossa coleção de plantas.

LUMINOSIDADE

O Birkin pertence a família dos filodendros, que são plantas que no seu habitat natural vivem embaixo das árvores, então ele deve ser cultivado recebendo bastante claridade mas sem sol forte diretamente sobre ele.

REGA

O Filodendro Birkin deve ser regado sempre que a gente tocar o solo e sentir que ele está levemente seco. Não precisamos esperar que esse solo fique muito seco antes de regar e principalmente não podemos deixar esse solo encharcado ou constantemente úmido.

Excesso de água pode favorecer o surgimento de doenças causadas por fungos e bactérias que são um dos principais problemas que a gente pode enfrentar no cultivo dessa planta.

Então nunca, em hipótese alguma, deixe o seu Filodendro Birkin com o solo encharcado, com água acumulada no pratinho e também evite borrifar as folhas da planta no período da noite, pois nesse período a água evapora mais lentamente e a água acumulada nas folhas por longos períodos podem favorecer o surgimento dessas doenças.

FUNGOS

Se você já percebeu manchas escuras nas folhas brancas do seu Birkin, ou se as folhas verdes estão meladas com um cheiro muito forte, pode ser que ele já esteja com esse problema causado por fungos e bactérias. 

Segundo as informações do produtor, para solucionar você precisa cortar essa folha doente e eliminá-la, se quiser pode passar canela em pó onde você fez o corte para ajudar na cicatrização e em seguida aplicar um fungicida em toda a planta.

Se for algo bem no começo da infestação eu sugiro utilizar a calda de água oxigenada que eu já ensinei como preparar aqui no canal, vou deixar o link nos comentários para vocês poderem assistir depois, mas se você perceber que a planta já está bastante afetada sugiro utilizar um fungicida que a gente compra pronto para uso.

PRAGAS

O Birkin pode ser atacado por pulgões e/ou cochonilhas. Neste caso aplique inseticida a base de óleo de neem por 2 vezes, com intervalo de 7 dias entre as aplicações.

Vale lembrar que cultivar as plantas em locais bem arejados, nas condições corretas de luz e rega, e ter plantas bem adubadas ajudam para que elas sejam mais resistentes ao ataque de pragas.

SUBSTRATO

O substrato para plantá-lo deve ser rico em matéria orgânica, como é o solo lá na floresta que é o ambiente natural dos filodendros. Ele também deve ser bem fofinho e com uma excelente drenagem para evitar acúmulo de água. 

Para isso podemos misturar na terra vegetal um pouco de fibra de coco e um pouco de cascas de árvore e carvão triturado (substrato para orquídeas epífitas).

MUDAS

Para fazer mudas basta cortar um pedaço da planta mantendo uma parte com raízes e folhas. Os filodendros soltam raízes ao longo da planta para que no seu habitat natural possam se fixar nas árvores, então ele é uma planta que pode ser conduzida como trepadeira. Eu já ensinei a fazer um tutor com musgo, que com certeza é perfeito para o Birkin. Vou deixar o link do vídeo nos comentários para que você possa ver depois. 

Agora quero saber se você já tem um Filodendro Birkin ou se ele foi para sua lista de plantas desejadas?

Eu espero que você tenha gostado desse vídeo, não esqueça de clicar em curtir e se inscrever no meu canal.

Nos vemos no próximo vídeo, um beijo e até lá!