COMO FAZER um ESPELHO de PLANTAS
Obaaa no vídeo de hoje eu vou plantar algumas folhagens de uma maneira diferente: vou transformar um espelho velho de banheiro num lindo vaso de plantas.
Eu quero te inspirar e te mostrar que existem diversas possibilidades de cultivar plantas, basta usar a criatividade e saber as técnicas para criar um espaço que seja propício para plantar, regar e cultivar.
Outra grande vantagem desses arranjos é que além de ficarem lindos a gente consegue colocar várias espécies juntas e assim conseguimos diminuir o espaço que vários vasos ocupam.
O primeiro passo é escolher a peça que a gente vai plantar e no meu caso eu tenho um espelho velho de banheiro que retirei a parte do espelho e conservei toda a estrutura. Como a cor já estava desgastada resolvi pintá-lo usando tinta spray na cor preta.
As espécies que eu escolhi para plantar nesse espelho são:
- Philodendron hederaceum
- Philodendron micans
- Pilea chocolate
- Scindapsus pictus "Jiboia prateada"
Todas essas plantas são comercializadas nesses vasos chamados de cuia 13 pelo produtor Giardino Di Cosi e são perfeitas para esse tipo de arranjo pois o tamanho é ideal (nem muito grande, nem muito pequeno) e as mudas já estão bem enraizadas.
Quando escolhemos plantas para serem cultivadas no mesmo espaço precisamos que elas tenham necessidade de rega e luz muito similares, que é o caso dessas variedades que eu escolhi, que podem ser cultivadas em ambiente de sombra com bastante luminosidade ou recebendo um solzinho bem fraco no começo do dia.
O substrato deve ser rico em matéria orgânica e mantido levemente úmido.
MONTAGEM
Agora o primeiro passo é criar um espaço onde eu possa plantar/colocar o substrato e firmar as plantas e para isso eu vou usar uma tela plástica que vai dar a estrutura e vai ser maleável para trabalhar. Vou usar arames e cintas plásticas para fazer a fixação.
Depois vou forrar esta caminha com fibra de palmeira para que o substrato não saia pelos furos da tela. E aí sim vou colocar o substrato e fechar com outro pedaço de tela.
Agora para posicionar as plantas basta abrir um pedaço da tela com uma tesoura apenas para passar as raízes da planta e para dar acabamento e ajudar a firmar vou completar com musgo. E assim vou posicionando todas as plantas.
COMO CULTIVAR
Agora o ideal é deixar o arranjo na posição horizontal de 5 a 7 dias aguardando que as plantas se firmem melhor e comecem a se enraizar no novo substrato.
Para fazer a rega eu vou utilizar um pulverizador de pressão para conseguir molhar o substrato através de uma nuvem de água mais espalhada. Mas vou regar em abundância até perceber que o excesso da água começou a escorrer.
Como eu disse estas plantas podem ser cultivados em ambientes de sombra ou recebendo o sol fraco, então vou pendurar meu espelho num cantinho que ofereça essa luminosidade.
Para adubar este arranjo vou usar um adubo solúvel em água e aí vou regar a planta utilizando esta solução nutritiva.
E como arranjos assim são sempre uma nova experiência vou estar atenta se as plantas estão se desenvolvendo bem, e caso não estejam basta retirar as plantas e voltar a plantá-las nos seus vasinhos plásticos.
Me conta nos comentários se você também gosta de cultivar plantas juntinhas formando um arranjo e se gostou dessa inspiração.
Depois vou compartilhar com vocês o desenvolvimento do meu espelho de plantas aqui na nossa comunidade do YouTube e também no meu perfil do Instagram.
Não esqueça de clicar em curtir e se inscrever no meu canal, nos vemos no próximo vídeo um beijo e até lá!
Na mesma categoria
- COLUMEIAS - PLANTAS LINDAS para SUA CASA - COMO CULTIVAR e FAZER MUDAS
- ADUBO CASEIRO de BABOSA - FÁCIL de FAZER e EXCELENTE para SUAS PLANTAS
- LUMINA - uma PLANTA com COR ÚNICA para sua DECORAÇÃO
- ZÍNIA - MUITAS FLORES COLORIDAS para seu JARDIM - COMO CULTIVAR
- GLICÍNIA - uma TREPADEIRA com FLORES LINDAS para SOL PLENO