COMIGO-NINGUÉM-PODE - COMO CULTIVAR essa planta PODEROSA

Em: Blog Mania de Flor Em: Hit: 12799

Se você acredita que as plantas podem espantar mau olhado dentro de casa, então esse vídeo é pra você! Se você não acredita, mas ama ter plantas lindas em casa esse vídeo também é pra você! Porque hoje eu vou falar da Comigo-ninguém-pode, essa planta tão linda e fácil de cultivar, que cresce rápido e que vai ficar linda decorando aí a sua casa.

A planta Comigo-ninguém-pode pertence a família das Araceae, é a mesma família dos filodendros e das monsteras, e dentro do gênero da Comigo-ninguém-pode existem mais de 30 espécies.

 

A Comigo-ninguém-pode é uma planta nativa das Américas, gosta de calor e é uma planta tropical, por isso não tolera geadas e nem gosta de frio. No inverno a planta fica mais quietinha e não cresce tanto, então não há necessidade de adubação neste período.

LUMINOSIDADE

As folhas da Comigo-ninguém-podee são largas, compridas e são sensíveis ao sol direto nos horários mais quentes. Então o ideal é cultivarmos essa planta num ambiente de sombra com bastante claridade ou no máximo recebendo algumas horinhas de sol fraco. 

Devido a superstição atrelada a essa planta ela é muitas vezes colocada na sala, então só fique atento se o local é bem iluminado e sem sol direto nos horários mais fortes do dia.

Se você acredita nas superstições, eu marquei algumas coisas para você que dizem que a Comigo-ninguém-pode AFASTA: energia negativa, mau olhado, feitiços, inveja, azar, olho gordo e cobiça.

E ela ATRAI: boas energias, felicidade, e bem estar.

REGA

A rega da Comigo-ninguém-pode deve ser feita sempre que tocarmos o solo e sentir que ele está levemente seco. Se deixarmos o substrato secar muito entre uma rega e outra a planta pode ficar com as pontinhas secas, sinalizando baixa hidratação.

Outra questão que devemos evitar é cultivar a Comigo-ninguém-pode em ambientes com ar-condicionado, pois a planta também pode ficar com as pontinhas ressecadas devido à baixa umidade do ambiente. 

Se observarmos que a folha está muito empoeirada podemos limpá-la com água e um pano macio. Isso vai favorecer a respiração e a fotossíntese da planta além de ficar mais bonita.

MUDA E PODA

Se a sua planta estiver muito grande você pode podá-la e já aproveitar para fazer mudas, já que basta enterrar um pedaço do galho, manter o substrato levemente úmido e deixá-lo num ambiente com bastante luminosidade sem sol direto para que esta estaca enraíze e se torne uma nova planta. No galho onde foi cortado irão surgir 2 novas brotações laterais.

SUBSTRATO

O substrato que usamos para plantar a Comigo-ninguém-pode deve ser rico em matéria orgânica. Então podemos acrescentar à terra de plantio um pouco de húmus de minhoca ou esterco de aves bem curtido. Também podemos acrescentar uma parte de areia grossa de construção para deixar o substrato com boa drenagem. Eu também acrescento um pouco de cascas de árvore e carvão triturado para deixar o substrato mais soltinho. Isso tudo vai permitir que as raízes se desenvolvam bem e que a água da rega hidrate todo o solo sem deixá-lo encharcado.

Eu tenho um vídeo no canal que explico como fazer o substrato para cada planta, dá uma olhadinha: 

APRENDA a fazer o SUBSTRATO IDEAL para cada PLANTA

  

 • APRENDA a fazer o...  

ADUBAÇÃO

Podemos adubar a Comigo-ninguém-pode uma vez por mês com adubos minerais ou orgânicos. Você pode escolher o adubo da sua preferência, mas o ideal é optarmos por adubos ricos em micro e macro nutrientes.

Isto quer dizer que o adubo contém além dos nutrientes que a planta mais consome que são os macro, ele também terá vários outros nutrientes que são necessários para a planta, mas que ela consome em menor quantidade. Esta informação vem sempre descrita no rótulo do fabricante.

Outra opção é adubarmos com bokashi, um adubo orgânico de liberação lenta e bem completo.

Em ambos os casos siga as dosagens recomendadas no rótulo do fabricante.  E lembre-se que falta de adubo é prejudicial, mas excesso de adubo também pode matar a planta, então sempre siga as instruções recomendadas.

No mais a comigo ninguém pode é uma planta de baixa manutenção e fácil de ser cultivada, só a ATENÇÃO pois ela é uma planta altamente TÓXICA, então evite cultivá-la em locais de acesso a animais ou crianças.

Eu espero que você tenha gostado de saber mais uma opção de planta linda para decorar a casa. Não esqueça de clicar em curtir e se inscrever no meu canal.

Nos vemos no próximo vídeo, um beijo e até lá!