COLEUS - COMO CULTIVAR e FAZER MUDAS

Em: Blog Mania de Flor Em: Hit: 2790

Obaaa no vídeo de hoje eu vou falar sobre uma folhagem muito colorida e fácil de ser cultivada, o Coleus.

O Coleus é uma planta muito empolgante, porque além de ter cores muito vivas e rajados bem diferentes, existem muitas variedades pra gente cultivar.

LUMINOSIDADE

Ele pode ser cultivado a sol pleno, recebendo o sol durante todo o dia, nas regiões que tem um clima mais ameno. E deve ser cultivado a meia sombra, recebendo o sol por aproximadamente 4 horas, nas regiões onde o clima é mais quente.

REGA

Devemos regar o Coleus sempre que tocar o solo e sentir que ele está levemente seco. Ele é uma planta que aprecia o solo mantido levemente úmido, portanto não devemos esperar que o solo seque demais antes de regá-lo.

ADUBAÇÃO

Podemos adubar 1x por mês com o adubo de preferência. Eu indico o Bokashi, o Forth Jardim e a Torta de Neem. Utilize as dosagens recomendadas no rótulo do fabricante.

PROPAGAÇÃO

Existem algumas maneiras de propagarmos os Coleus, uma delas é através das sementes, outra é comprando mudas já formadas que são comercializadas em saquinhos individuais ou em vasos e tem um custo bastante acessível, ou podemos fazer mudas através de um pedaço do galho. E te garanto que é muito, muito fácil de pegar.

PODA

No momento de retirar as estacas a gente já aproveita para podar a planta, pois a poda estimula brotações laterais ao galho podado e isso faz com que ela fique mais cheinha e não uma planta com um galho só e muito comprido. Então pode podar as ponteiras que isso vai deixar a planta linda e mais redondinha. Todos os galhos que eu podo, já aproveito para fazer as mudas.

MUDAS

Nós podemos colocar as mudas para enraizar na água e em poucos dias ela já começa a soltar raízes ou podemos colocar as estacas diretamente para enraizar no substrato. Aqui a dica é cortar galhos com aproximadamente 10 cm, retirar as folhas da base onde irá ficar em contato com a água ou enterrada, cortar um pouco das folhas para evitar que a planta desidrate e concentre sua energia em emitir raízes.

As mudas devem ficar em local protegido do sol até enraizar e depois vamos colocando as mudas no sol aos poucos para que ela possa se adaptar. Manter o solo levemente úmido também é fundamental para o enraizamento.

PRAGAS

Em relação as pragas os Coleus são bastante atacados por pulgões e cochonilhas. Eu sempre recebo dúvidas de pessoas que estão passando por essa situação e eu mesmo estou sempre atenta as minhas plantas pois esse o problema é constante.

O que podemos fazer é em primeiro lugar é manter a planta saudável, nas condições corretas de luz e rega evitando o estresse, em segundo lugar mantendo uma adubação regular e por último aplicando um inseticida para combater as pragas.

Nos galhos muito atacados eu prefiro cortá-los e eliminá-los, em seguida eu aplico o inseticida a base de óleo de neem em toda a planta. Se a infestação é pequena não tem necessidade de cortar a haste basta apenas aplicar o inseticida.

Lembrando de aplicar sempre no final do dia para evitar que a planta receba sol enquanto estiver com o produto. Também é preciso reaplicar com intervalo de 4 a 5 dias para que a gente elimine a praga por completo. Quanto antes notarmos este problema mais fácil será para resolvê-lo, então esteja sempre de olhos atentos nas suas plantas.

Não esqueça de clicar em curtir e se inscrever no meu canal.

Nos vemos no próximo vídeo, um beijo e até lá!