CINZA nas PLANTAS - ADUBO CUSTO ZERO, será que VALE a PENA?

Em: Blog Mania de Flor Em: Hit: 13953

Obaaa... hoje eu vou falar sobre mais um adubo orgânico para usarmos nas nossas plantas: as cinzas de madeira. Este adubo é bastante polêmico porque muitas pessoas não sabem o jeito certo de usá-lo, e aí acham que ele não é bom. Mas ele é muito bom sim e eu vou falar qual é o jeito certo de utilizá-lo, quais são os benefícios, qual a frequência e em quais plantas você deve evitar usar as cinzas de madeira.

As cinzas de madeira são utilizadas na jardinagem e na agricultura há séculos em vários lugares do mundo, pois trazem diversos benefícios para as plantas quando utilizadas da maneira correta. As cinzas são uma excelente fonte de potássio, cálcio e magnésio, nutrientes que as plantas precisam para os diversos processos do desenvolvimento.

Então quando fazemos uso deste adubo as plantas ficam mais firmes, mais resistentes ao ataque de pragas e mais fortes se passarem por períodos de estresse hídrico (estiagem na agricultura por exemplo) ou stress térmico, quando as temperaturas ficam muito baixas no inverno.

Outro benefício que as cinzas trazem é afastar algumas pragas como lesmas e caracóis das nossas plantas.

Por último as cinzas diminuem a acidez do solo, então pode ser usada como corretor do ph do solo. E se isto por um lado pode ajudar, por outro pode prejudicar plantas que não querem esta alteração, por gostarem de solos ácidos.

LISTA

Não use cinzas em azaleias, samambaias, batatas, árvores frutíferas cítricas, tomates, pimentas e pimentões, nem em mudas muito pequenas.

Já as folhagens em geral (tirando as samambaias) gostam muito desse adubo. O brinco de princesa, os cravos, as alfaces, as couves e as verduras em geral também.

O QUE NÃO FAZER

Evite jogar as cinzas sobre as folhas para evitar queimaduras e nem aplique as cinzas muito próximo do caule da planta.

Não utilize cinzas de churrasqueira por conta do sal e da gordura da carne. Também não utilize cinzas de madeiras tratadas com produtos químicos, com produtos contra cupins por exemplo.

Na hora de aplicar não deixe montinhos acumulados espalhe bem o adubo, revolva a terra e regue em seguida.

Evite usá-lo diluído na água, pois como ele é difícil de dissolver, você poderá errar na dosagem aplicada.

Não há necessidade de utilizá-lo com muita frequência, aplicações seguidas vão desiquilibrar o PH do solo. Aplicar 1 ou 2 vezes ao ano é suficiente.

Quando você for usar as cinzas não use outro adubo junto.

JEITO CERTO

Use cinza de fogueiras, fogão a lenha ou lareira. E uma dica, caso você não tenha em casa, pode pedir as cinzas em pizzarias que usam fornos a lenha.

Uma das maneiras é usar no preparo do solo antes de plantar. Como é um adubo caseiro as medidas são aproximadas e para evitar queimar suas plantas aqui a regra é melhor usar menos do que demais. Uma sugestão é para cada 01 medida de cinza, adicione 10 medidas de terra.

Quando for aplicar em vasos já plantados ou canteiros a sugestão é polvilhar uma camada fina sobre o solo, longe dos caules, revolver a terra e regar em seguida.

Dessa maneira também podemos utilizar no gramado. Basta peneirar as cinzas e lança-la na grama em camadas finas. Também regar em seguida.

O carvão que ficou na peneira, a gente pode misturar ao substrato de plantio, pois vai ajudar a deixar a terra mais soltinha e com boa drenagem.

Agora eu quero saber se você já faz uso de cinza de madeira aí no cultivo das suas plantas ou se agora você se sente mais seguro para utilizá-lo, me conta nos comentários.

Eu espero que você tenha gostado desse vídeo, não esqueça de clicar em curtir e se inscrever no meu canal.

Nos vemos no próximo vídeo, um beijo e até lá!