BEGÔNIAS - COMPLICADAS e PERFEITINHAS - APRENDA a CULTIVAR

Em: Blog Mania de Flor Em: Hit: 1071

Obaaa no vídeo de hoje eu vou falar sobre as queridinhas do momento, as famosas, as desejadas, mas também as temidas begônias.

E eu digo temidas porque ao longo dos anos eu recebo muitas dúvidas de pessoas que têm dificuldade em cultivar as begônias! Mas com as dicas que eu vou dar nesse vídeo você vai aprender de uma vez por todas qual é o jeito certo de cultivá-las.

BEGONIAS NÃO GOSTAM

Begônias não gostam de frio, de maresia, de vento, de sol forte e de solo encharcado.

BEGONIAS GOSTAM DE

As begônias gostam de calor, são plantas tropicais. No inverno tem crescimento mais lento, podem ficar mais feinhas e perder algumas folhas. Então evite manusear muito sua begônia nesse período. Não é hora de fazer mudas, podas ou trocá-la de vaso.

Devem ser cultivadas em locais protegidos de ventos fortes, porém, espaços que sejam bem arejados.

Gostam de muita luminosidade natural, quanto mais claridade melhor e podem receber um solzinho bem fraquinho no começo do dia ou do final da tarde, mas nunca o sol forte.

REGAS

As regas são o ponto chave para ter plantas bonitas e saudáveis. Por serem plantas sensíveis ao ataque de fungos e bactérias e por essas doenças gostarem e se proliferarem em ambientes mais úmidos, nunca em hipótese alguma, deixe o solo das begônias constantemente úmido. Ele precisa secar um pouco entre as regas.

O ponto certo da rega é sempre que tocar o solo e sentir que ele está levemente seco. Regue em abundância todo o substrato, evitando molhar as folhas, até a água sair pelos furos do vaso. 

ADUBAÇÃO

As begônias são plantas muito delicadas, então o excesso de adubação pode queimar suas raízes. Eu prefiro utilizar o Bokashi que é um adubo orgânico de deliberação lenta e utilizo uma quantidade menor que a sugerida no rótulo do fabricante 1x a cada 02 meses.

Uma dica top é quando você adquirir uma begônia espere 6 meses para iniciar adubação aí na sua casa, isto porque no produtor elas recebem uma adubação turbinada e por isso podemos aguardar esse período para evitar excesso de adubação.

PLANTIO

Use um substrato bem soltinho, já que suas raízes são fininhas, e com uma boa drenagem, já que ela não tolera solos mantidos úmidos.

Quem me acompanha há mais tempo sabe que eu gosto de misturar na terra vegetal um pouco de casquinhas de árvore e carvão triturado pois estes materiais mais pedaçudos evitam que o solo fique compactado e permite que ele fique com boa drenagem.

SINALIZADORES

Normalmente quando a folha começa a amarelar, depois fica marrom, depois seca inteira e cai ela está demonstrando que faltou água no substrato. Não deixe o substrato secar tanto antes de regar.

Quando a folha e o cabinho ficam marrom, molenga e com aspecto podre é sinal que você está regando demais. Neste caso espere o substrato secar um pouquinho mais antes de regar.

Quando a folha ou a flor ficam meladas e apodrecem é sinal que está caindo água sobre elas. Evite molhar folhas e flores.

PRAGAS

E agora quero compartilhar um problema que já tive com as minhas begônias de ataque de cochonilhas. E a dica é: esteja sempre observando suas plantas, incluindo o verso das folhas pois estas pragas ficam muitas vezes escondidas. E quando encontramos no início da infestação, fica mais fácil de combater!

Eu aplico o óleo de neem e depois faço a retirada das pragas utilizando um palitinho com algodão. Eu notei inclusive cochonilhas nos encontros dos caules e por cima do substrato, por isso tome cuidado para limpar bem a planta e retirar todas elas.

Repita a aplicação a cada 5 dias até eliminar 100% das pragas. 

A planta sofre um pouco durante este período e pode perder algumas folhas, mas é preciso ter paciência e persistência.

Em paralelo com a aplicação do inseticida também adube com cálcio para deixar as plantas mais resistentes e menos suscetíveis a estas pragas.

Agora chegou a hora de você me contar aqui nos comentários se já cultiva begônias aí na sua casa, qual sua variedade preferida e se você já conhecia estas novidades.

Eu espero que você tenha gostado desse vídeo, não esqueça de clicar em curtir e se inscrever no meu canal. Nos vemos no próximo vídeo, um beijo e até lá!