BEGÔNIA MACULATA - como SALVAR e 5 DICAS para EVITAR DOENÇAS

Em: Blog Mania de Flor Em: Hit: 18493

Já aconteceu da sua Begônia maculata ficar com manchas de mofo como se fosse um bolor, ou manchas pretas no meio das folhas e aos poucos elas vão definhando e caem?

Pois é, isso já aconteceu comigo e nesse vídeo vou te contar o que fiz para resolver esse problema e o que nós podemos fazer para prevenir que essas doenças venham atrapalhar o desenvolvimento das nossas Begônias maculatas. Também vou te dar dicas de cultivo e mostrar como fazer podas e mudas dessa planta tão linda.

LUMINOSIDADE

A Begônia maculata deve ser cultivada em ambientes com bastante luminosidade natural, mas sem sol direto. Ela até pode receber um pouquinho de sol, mas tem que ser nos períodos mais fracos do dia para não queimar as folhas da planta.

REGA

A gente deve regar a Begônia maculata sempre que tocar o solo e sentir que ele está sequinho. Quando a terra não gruda nas pontas dos dedos quer dizer que ela está seca e é sinal que devemos regar a nossa planta. 

Se regarmos sem esperar que essa camada superficial do solo seque, o solo vai ficar muito molhado e o excesso de umidade pode apodrecer a planta. E se nós esperarmos o solo secar muito, com intervalos muito longos entre uma rega e outra, a planta vai sentir e provavelmente vai começar a mostrar sinais de que está desidratada ficando com a ponta das folhas secas.

Regue em abundância molhando toda a superfície do vaso até a água começar a escorrer pelos furos de drenagem. Plante sua Begônia em vasos com furos para o excesso de água poder escorrer e não acumular agua. Ah, também não deixe pratinhos com água.

DOENÇAS

A minha planta estava bem bonita até que comecei a perceber que as folhas estavam com sinais de bolor na parte superior da folha e manchas pretas no verso das folhas. As folhas iam ficando doentes e caindo e logo percebi que tinham hastes inteiras sem folhas.

Isto aconteceu num período em que o clima estava muito úmido e que eu provavelmente não aguardei o substrato secar antes de regá-lo. Esta umidade favorece a proliferação de fungos que é o que causa esta doença.

Primeiro passo eu separei a minha Begônia maculata das outras plantas para que que a doença não contaminasse as demais.

Retirei as folhas mais afetadas e comecei a aplicação de um fungicida caseiro que é feito com água oxigenada volume 10, mas mesmo com a repetição dessa calda a doença continuou a se espalhar e percebi que até as folhas novas estavam nascendo doentes, então mudei para um fungicida pronto para uso.

Fiz aplicação por mais ou menos 3 vezes com intervalo de 5 dias entre elas e quando percebi que a doença já estava controlada fiz uma aplicação de calda bordalesa, que é um fungicida a base de sulfato de cobre, permitido para uso na agricultura orgânica, e que serve como prevenção de fungos e bactérias e também atua como um fertilizante para as plantas.

COMO EVITAR DOENÇAS

1 - Quando for replantar sua Begônia maculata use um substrato soltinho que não retenha água. O excesso da água da rega precisa escorrer com facilidade do substrato. Você pode misturar uma parte de terra vegetal, meia parte de areia grossa de construção, meia parte de húmus de minhoca e meia parte de casquinhas de árvore e carvão triturado. Eu uso as casquinhas e o carvão do substrato para orquídeas epífitas que já vem dessa maneira.

2 - Cultive suas plantas em ambientes bem arejados, pois isso irá favorecer com que o solo seque levemente entre as regas e diminui as chances de proliferação dos fungos. Só evite ventos fortes na sua planta, pois as Begônias não gostam e podem perder as folhas.

3 - Esteja atento às regas, sempre toque o solo para sentir a umidade e a necessidade de regar sua planta.

4 - Plantas bem nutridas são mais resistentes, então adube sua begônia maculata com frequência.

5 - Se o clima estiver muito seco você pode borrifar água nas folhas, faça isso somente pela manhã e com cautela... não adianta ensopar as folhas da planta e deixá-la muito molhada.

Eu espero que você tenha gostado desse vídeo e que ele possa te ajudar a cultivar melhor sua begônia maculata. Não se esqueça de clicar em curtir, compartilhar esse vídeo com os amigos e se inscrever no meu canal.

Nos vemos no próximo vídeo um beijo e até lá.