BAMBU DA SORTE - aprenda a CULTIVAR, ADUBAR e fazer MUDAS

Em: Blog Mania de Flor Em: Hit: 48642

Obaaa no vídeo de hoje eu vou falar sobre a planta conhecida como Bambu da Sorte. Ele tem uma simbologia de sorte, prosperidade, fortuna e vou te ensinar a como cultivar, adubar e o que fazer quando as pontas das folhas ficam secas ou com manchas.

O nome popular foi difundido por ter os galhos muito parecidos com os bambus tradicionais, mas a planta se chama Dracaena sanderiana.

O Bambu da Sorte pode ser cultivado plantado na terra ou somente na água. Quando cultivado na terra tem um crescimento mais rápido podendo a ultrapassar 1,5 m de altura. Quando cultivado somente na água, por ter o crescimento mais lento, pode ficar até 2 anos no mesmo vaso sem ter problemas com o espaço.

Existem variedades de folhas verde escuras e variegata de branco ou amarelo, e o cultivo é o mesmo para qualquer um deles. Ele é comercializado de diversos formatos compondo verdadeiras esculturas em formas circulares, planas e de diversas alturas.

LUMINOSIDADE - os bambus devem ser cultivados em ambientes de sombra, ou seja, que não recebam sol direto, apenas luminosidade .

As folhas do bambu da sorte são bem sensíveis e podem queimar se receberem sol direto principalmente nos horários mais fortes do dia. Um erro muito comum é cultivar os bambus em banheiros ou locais sem entrada de luz natural. Então lembre-se que ele não pode receber sol direto, porém precisa estar num ambiente com muita luz natural.

REGA

Para os bambus cultivados na terra é preciso fazer regas constantes, pois o bambu da sorte aprecia o solo levemente úmido. Toque o solo, e se estiver levemente seco, pode regar. Só evite o encharcamento.

Para os bambus cultivados na água é preciso fazer a troca e higienização do vaso com frequência para evitar proliferação do mosquito da dengue.

Você também pode colocar algumas gotinhas de água sanitária na água para evitar qualquer problema. Usada em pequena quantidade ela não irá prejudicar a planta.

Usar vasos de boca estreita, bolinhas de gel ou pedras e deixar o nível de água abaixo da borda do vaso também irão dificultar que o mosquito da dengue se prolifere.

FOLHAS

Quando for fazer a troca da água do vaso aproveite para lavar as hastes do bambu para retirar o pó que se acumula nas folhas.

O Bambu da Sorte gosta de umidade do ar, então nos dias mais quentes borrife água ou adubo folear nas folhas do seu bambu.

É comum os bambus ficarem com as pontas das folhas secas em ambientes com ar-condicionado ou quando o ar está muito seco. Não resolve cortar essa pontinha seca pois ela voltará a ficar assim se o problema não for resolvido. Então borrife água nas folhas e dê preferência por deixar o bambu longe do ar-condicionado.

ADUBAÇÃO

Mesmo os bambus cultivados na água precisam ser adubados, porém este adubo precisa estar muito bem diluído. Você pode usar qualquer adubo que é solúvel em água como os NPK 10-10-10 ou até mesmo o adubo Forth orquídeas. E aí você pode diluir a metade da quantidade recomendada para que ele fique bem fraquinho.

Aplique esse adubo na água de cultivo uma vez por mês. Não se preocupe que quando você for trocar a água a planta já vai ter absorvido boa parte dos nutrientes.

Se você estiver cultivando na terra pode aplicar a quantidade recomendada no rótulo do fabricante. Lembre-se de depositar o adubo nas bordas do vaso e sempre regar em seguida.

FUNGOS

Agora me conta nos comentários se você já teve problemas com manchas nas folhas do seu bambu da sorte? Eu já tive e no meu caso eram problemas com fungos que formavam manchas cor de ferrugem e em outros casos manchas pretas. É preciso estar atento e primeiro de tudo elimine a folha doente e depois aplique algum fungicida da sua preferência.

Eu nas situações que tive apliquei água oxigenada e tive um bom resultado.

*A receita é diluir 4 colheres de sopa de água oxigenada volume 10 em 1 litro de água e pulverizar toda a planta (frente e verso das folhas). Eu repeti a aplicação mais 3 vezes com intervalo de 5 dias e consegui resolver o problema com os fungos.

MUDAS

O bambu da sorte é uma planta muito fácil de fazer mudas pois ele se multiplica através de um pedaço do galho. Então é só cortar entre os nós e colocar para enraizar na água ou diretamente na terra.

Eu espero que você tenha gostado de aprender a como cultivar o Bambu da Sorte e que tenha ficado inspirado a decorar a casa usando essa planta tão linda e versátil.

Não esqueça de clicar em curtir e se inscreva no meu canal. Nos vemos no próximo vídeo, um beijo e até lá!