ALOCASIA - COMO CULTIVAR essa folhagem LINDA e EXÓTICA

Em: Blog Mania de Flor Em: Hit: 2428

Obaaa no vídeo de hoje vou falar de uma planta muito linda e desejada para ter dentro de casa, que são as Alocasias, mas que muitas pessoas têm dificuldade em cultivá-las. 

Então nesse vídeo vou falar tudo que as Alocasias gostam e o que devemos evitar, como combater problemas com fungos e pragas e como adubar.

As Alocasias pertencem a uma família muito grande com mais de 70 espécies catalogadas. A grande maioria é originária das florestas tropicais da Ásia, então são plantas que gostam de calor e umidade.

Para quem mora em regiões mais frias do país, temos que ter um cuidado extra para evitar que a planta receba ventos gelados ou geada. Coloque-a num local mais protegido, e mesmo assim, é possível que algumas variedades entrem em dormência no inverno.

Neste caso a planta pode perder as folhas, mas estará viva, dormindo quietinha, aguardando o inverno passar. Então se você passar por essa situação não é para descartar a planta, porque ela não morreu e só está em dormência por conta do frio. Nesse período, diminua as regas, cesse a adubação e a mantenha no local de cultivo.

LUMINOSIDADE

Como as alocasias são originárias das florestas elas gostam de um ambiente com muita claridade, mas sem sol direto. Muitas pessoas erram e perdem suas plantas ao colocá-las em locais escuros, em prateleiras ou armários longe de uma entrada de luz natural.

Neste caso a planta fica fraca, tem dificuldades para se desenvolver e muitas vezes fica suscetível ao ataque de pragas e doenças, e pode acabar morrendo.

REGA

Em relação a rega as Alocasias gostam que o solo se mantenha levemente úmido, mas aqui precisamos ter um cuidado especial. Úmido não quer dizer encharcado, e se não dermos o intervalo correto entre uma rega e outra a planta pode apodrecer ou pode ficar suscetível as doenças causadas por fungos.

Para não errar basta tocarmos o solo e sentirmos a umidade. Se a camada superficial estiver sequinha podemos regá-la. Neste momento regamos em abundância até a água sair pelos furos de drenagem.

Outra questão que essa planta gosta muito é que a gente borrife água em suas folhas com frequência imitando a condição úmida das florestas. Neste caso use um borrifador e faça uma névoa fina de água nas folhas da sua planta e dê preferência para fazer isso no começo da manhã para que esta água se evapore durante o dia e a planta não fique o período da noite, que é mais frio, com as folhas úmidas. 

Se a sua alocasia estiver com as pontas secas ela está sinalizando que a umidade do ar está baixa então capriche mais nas borrifadas de água nas folhas.

SUBSTRATO

As Alocasias precisam que o substrato seja bem soltinho e com boa drenagem. Por isso não use apenas terra para plantá-la, faça uma mistura de materiais que permitam que esse substrato tenha uma excelente drenagem e fique fofinho imitando o solo das florestas de onde as alocasias são originárias.

Eu costumo utilizar uma parte de terra vegetal, uma parte de casquinhas de árvore e carvão triturado, e uma parte de fibra de coco.

Depois do substrato bem misturado, basta escolher um vaso com furos, fazer as camadas de drenagem e fazer o plantio.

ADUBAÇÃO

Em relação a adubação podemos utilizar mensalmente o adubo bokashi, que é um adubo orgânico muito nutritivo e que também melhora a qualidade do solo.

Outra opção que eu gosto muito são os adubos de liberação lenta, como o Forth Cote,  que conforme vamos regando ele vai se incorporando e liberando os nutrientes no solo.

Use sempre a quantidade e frequência conforme as recomendações do rótulo do fabricante. E lembre-se que não é necessário adubar a sua planta caso ela esteja em dormência ou no inverno frio em que a planta terá o crescimento reduzido.

PRAGAS E DOENÇAS

Se a sua planta estiver sendo atacada por pulgões e cochonilhas eu sugiro, se estiver num estágio inicial, fazer uma aplicação com calda de detergente que eu já ensinei aqui no canal, que combate com eficiência e é fácil e barata de preparar.

Mas caso a infestação esteja sendo recorrente ou muito grande, sugiro aplicar algum inseticida da sua preferência, eu normalmente utilizo óleo de neem, que é um inseticida natural.

E caso a sua planta esteja com manchas nas folhas, bolor ou outro sinal de fungos aplique um fungicida.

Eu espero que você tenha gostado de aprender tudo sobre as Alocasias, não esqueça de clicar em curtir e se inscrever no meu canal.

Nos vemos no próximo vídeo, um beijo e até lá!