20 TREPADEIRAS com FLOR para seu JARDIM

Em: Blog Mania de Flor Em: Hit: 1294

Obaaa no vídeo de hoje eu vou te falar 20 trepadeiras com flor, que ficam lindas cobrindo pergolados, fazendo arcos floridos, apoiadas em algum pilar da casa ou conduzidas em diversos tipos de suportes.

Tenho certeza que depois desse vídeo você vai encontrar uma opção de trepadeira com flor para plantar na área da churrasqueira, na varanda, na piscina, na casa de praia... pois afinal essas plantas trazem um charme todo especial para os jardins!

Existem alguns tipos de plantas trepadeiras e eu vou te falar cada uma delas, para que você possa identificar qual é ideal para o local ou suporte que você quer plantar.

Trepadeiras Volúveis – são as que assim que os ramos tocam num obstáculo enrolam-se subindo em espiral. Bastante usadas em suportes mais estreitos como fios de arame ou cercas e grades. Quando atingem o teto do suporte e não tem mais para onde subir, ficam com seus ramos pendentes.

Trepadeiras Sarmentosas – apresentam orgãos de fixação natural, se fixam em suportes ou tutores por meio de gavinhas, raízes adventícias, autofixadoras que compõem toda a extensão da planta ou espinhos curvos.

Trepadeiras do Tipo Cipó – possuem caules rijos e longos, e precisam ser amarrados para subir nas estruturas. Depois de subirem consideravelmente, começam a ficar arqueados devido ao peso das próprias folhas e flores. Tendo um suporte para se apoiar estas trepadeiras atingem grandes alturas.

Arbustos Escandentes – plantas com caule lenhoso, com ramificações desde a base do caule, mas podem ser conduzidas como trepadeira, com amarrilhos e podas. É preciso podar rente ao solo os ramos mais fracos da muda, deixando apenas os 3 ou 4 mais vigorosos. Ir tutorando a planta e amarrando, apoiando em treliças, pilares ou colunas.

TREPADEIRAS

1. Glicínia (Wisteria sinensis)

2. Sapatinho de Judia (Thunbergia mysorensis)

3. Petrea (Petrea subserrata)

4. Jasmim-dos-poetas (Jasminum polyanthum)

5. Sete-léguas (Podranea ricasoliana)

6. Bouganvilea (Bougainvillea)

7. Jade Vermelha (Mucuna bennettii)

8. Congéia (Congea tomentosa)

9. Hera Alemã / Trepadeira Africana (Senecio mikanioides)

10. Ora-pro-nóbis (Pereskia aculeata)

11. Lágrima-de-Cristo (Clerodendrum thomsonae)

12. Alamanda (Allamanda cathartica)

13. Tumbérgia Azul (Thunbergia grandiflora)

14. Dama-da-noite (Ipomoea alba)

15. Cipó de São João (Pyrostegia venusta)

16. Amor agarradinho (Antigonon leptopus)

17. Trombeta Chinesa (Campsis grandiflora)

18. Flor de Cera (Hoya carnosa)

19. Rosa Trepadeira

20. Jade verde (Strongylodon macrobotrys)

Agora eu quero saber de você, me conta aqui nos comentários, qual é a sua trepadeira preferida? Você já tem ela aí na sua casa? Ela é um sonho possível ou impossível devido ao clima da sua cidade?

Eu espero que você tenha gostado desse vídeo super completo, com o nome de 20 trepadeiras com flor e ainda um pouco do cultivo de cada uma delas.

Não esqueça de clicar em curtir e se inscrever no meu canal.

Nos vemos no próximo vídeo, um beijo e até lá!