10 PLANTAS TÓXICAS para PETS + COMO PLANTAR GRAMINHA para GATOS

Em: Blog Mania de Flor Em: Hit: 840

No vídeo de hoje vou te falar 10 plantas tóxicas para os pets e vou mostrar como plantar milho de pipoca, uma opção de planta que ajuda na digestão dos gatinhos e tira a atenção deles de outras plantas.

Vale ressaltar que as plantas não causam todos os sintomas ao mesmo tempo. Algumas geram uma irritação leve, enquanto outras podem levar à morte. Tudo depende da espécie, da quantidade ingerida e do tamanho do pet.

PLANTAS TÓXICAS

Comigo-ninguém-pode

É uma planta comum nas casas e não é tóxica apenas para gatos, mas atenção para quem tem crianças em casa. Causa irritação, ardor, salivação excessiva e dificuldade de engolir.  

Copo-de-leite

A flor, as folhas e os caules são venenosos e causam irritação, dificuldade de engolir e salivação excessiva.

Antúrio

Outra planta comum de termos em casa mas que é tóxica para gatos. Causa irritação, dificuldade para engolir, vômitos e diarreias.

Espada-de-São-Jorge

É conhecida por trazer proteção e boas energias para o lar mas deve ser mantida longe dos pets. Pode causar irritação, salivação excessiva e dificuldade de engolir. 

Violeta

Com flores delicadas e apesar de pequena, é uma planta que faz um estrago danado nos bichanos. Caso ingerida, pode causar gastrite, diarreia, vômito e problemas respiratórios.

Lírio

Possui uma flor perfumada muito usada em buquês e arranjos. Entretanto, representa um grande perigo para os pets. Todas as partes da planta são venenosas e causam irritação, salivação excessiva, dificuldade de engolir e problemas respiratórios. Em alguns casos, causa até mesmo problemas neurológicos, como convulsões e dificuldade motora. Portanto, só tenha a planta em casa se ficar exposta em local de difícil acesso ao animal.

Bico-de-papagaio ou Flor do Natal

Muito popular em decorações natalinas apenas o contato com as folhas pode causar irritação na pele, mas se ingerida, causa problemas digestivos graves, como diarreia, gastrite e vômito. Então, mantenha a planta longe dos gatinhos.

Jiboia

Outra planta muito utilizada em ambientes internos, a jiboia caso ingerida pode causar irritação, excesso de saliva e dificuldade para respirar.

Aspargo-samambaia

Ataca o sistema sanguíneo, levando à anemia.

Mamona

A toxidade dessa planta está em suas sementes, e apesar de não ser usada como ornamental, é facilmente encontrada em terrenos baldios. A ingestão de suas sementes causa sérios problemas gastrointestinais, incluindo-se náusea, vômito e diarreias sanguinolentas. Dependendo da quantidade ingerida, pode levar a convulsões, coma e até a morte.

PLANTAS BOAS

Agora vamos falar de plantas boas e que ajudam os gatinhos como é o caso das graminhas.

Como os gatos se lambem frequentemente, eles engolem muitos pelos e comer grama ajuda o intestino deles a funcionar melhor e a eliminar essas bolas de pelo.

Hoje eu vou plantar milho de pipoca, o mesmo que a gente come, só lembrando que não pode ser o milho para micro-ondas que já vem com temperos.

Basta pegarmos um vasinho com furos, eu sugiro pegar um vaso pequeno pois estas plantas têm um ciclo de vida curto e precisam ser replantadas. E porque a ideia é que a planta fique pequena com os talos finos para serem mais macios para os gatinhos comerem, então não há necessidade de plantá-las em recipientes grandes.

Coloco uma camada de terra, rego com água, coloco bastante milho cobrindo toda a superfície e cobro com uma camada fina de terra novamente.

O substrato precisa ser mantido levemente úmido então não descuide das regas. Eu sugiro utilizar um borrifador para não tirar os grãos do lugar. 

Deixe o vasinho em local com bastante claridade, porém sem sol direto.

Em 10 dias o milho vai estar pronto para ser consumido pelos seus gatinhos.

Agora eu quero saber de você, me conta nos comentários se você tem gatinhos ou cachorros em casa e se eles se interessam por suas plantas ou se o convívio entre eles é tranquilo.

Eu espero que você tenha gostado desse vídeo, não esqueça de clicar em curtir e se inscrever no meu canal.

Nos vemos no próximo vídeo, um beijo e até lá!