10 PLANTAS com FLORES para AMBIENTES INTERNOS

Em: Blog Mania de Flor Em: Hit: 5673

Obaaa no vídeo de hoje vou falar sobre 10 plantas com flores para serem cultivadas dentro de casa. Algumas espécies são mais conhecidas, outras mais exóticas e no vídeo vou te contar um pouco sobre cada uma delas.

Para começar quero falar rapidamente sobre luminosidade porque sei que muitas pessoas quando ouvem "plantas para dentro de casa" logo pensam onde vão colocar a planta para deixar a casa bonita, e se esquecem de pensar na luz que esse ambiente recebe. Então vou falar dos principais conceitos e você vai entender de uma vez por todas:

SOMBRA na jardinagem quer dizer um lugar sem sol direto porém com muita luz natural. E quando a gente ouve que na sombra a luz é difusa quer dizer que nesse espaço a luz vai entrar por uma janela ou porta de vidro e vai até a planta de maneira branda, sem sol direto.

Já na MEIA SOMBRA, quer dizer que a planta precisa receber raios de sol diretamente sobre ela por até 4 horas por dia.

LÍRIO DA PAZ

Pode ser cultivado na sombra ou a meia sombra, recebendo algumas horas de sol todos os dias. É na meia sombra que o Lírio da Paz vai produzir mais flores. Gosta de regas frequentes e sinaliza quando está com sede, ficando com as folhas caídas.

BROMÉLIA

Tem a flor em formato de coroa, é bastante resistente e traz um ar tropical à decoração. Ela deve ser cultivada a sombra ou meia sombra recebendo algumas horinhas de sol todos os dias. Aprecia regas frequentes no solo e um pouquinho dentro da coroa. Só lembre-se de eliminar essa água ao passar de alguns dias para evitar a proliferação do mosquito da dengue. 

ANTÚRIO

Pode ser cultivado na sombra e meia sombra. Precisa ser plantado em solo rico em matéria orgânica com húmus de minhoca e chips de coco misturado com terra vegetal.

CICLAMEN

Uma flor muito interessante que chama atenção por suas pétalas serem invertidas. É uma planta que aprecia o frio. Normalmente entra em dormência após a floração mas os bulbos ficam vivos debaixo do substrato e voltam a rebrotar na Primavera. A rega deve ser feita sempre que tocar o solo e sentir que ele está levemente seco e nunca encharcar porque a planta apodrece.

GLOXÍNIA

Tem folhas grandes e aveludadas e as cores das flores são variadas: branco, rosa, roxo, vermelho, algumas mescladas e muitas vezes com pintinhas. Deve ser cultivada a meia sombra recebendo algumas horas de sol fraco todos os dias.

AFELANDRA

É uma planta menos conhecida, porém lindíssima. Tem as folhas num tom de verde escuro com as nervuras bem marcadas em cores brancas ou amarelas. Floresce na primavera e verão. Deve ser cultivada sob luz difusa ou meia sombra e regada regularmente. Toque sempre o solo para sentir a umidade antes de regar. 

VIOLETA

Um cuidado no cultivo das violetas é evitar molhar as folhas e as flores, direcionando o regador sempre para a terra. Toque o solo antes de regar para ver se está sequinho e regue até sair o excesso de água pelos furos do vaso. Em relação à luminosidade ela deve ser cultivada recebendo muita luz natural. Existem adubos específicos para violetas que vão ajudar na manutenção e floração da planta.

FLOR DE MAIO

Deve ser cultivada a meia sombra, ela precisa de algumas horas de sol para florescer. A parte mais difícil no cultivo é o ponto da rega, se fizermos as regas muito espaçadas as folhas murcham e a planta sofre, e se regarmos demais a planta apodrece. Sempre toque o substrato antes de regar e só regue se ele estiver levemente seco.

BEGÔNIAS

É uma planta belíssima com floradas duráveis durante todo o ano e muito delicadas, além de serem comestíveis. Elas devem ficar em ambientes de sombra com bastante luz filtrada ou a meia sombra recebendo algumas horas de sol todos os dias. Só regue quando tocar o substrato e sentir que ele está seco, evite molhar as folhas e as flores.

ORQUÍDEAS

Um dos segredos para a orquídea dar flor é a luminosidade correta. Ambientes com muita luz, recebendo um solzinho fraco e ambientes mais quentinhos, são o ideal para as orquídeas. Adubar as orquídeas mensalmente utilizando Bokashi também é muito importante para o desenvolvimento saudável da planta além de estimular a floração. Para regar o ideal é levar o vaso em uma pia ou tanque, regar em abundância o substrato, deixar o excesso de água escorrer e só então voltar o vaso para a decoração. Nunca deixar água em pratinhos.

Espero que você tenha gostado de saber 10 opções de plantas com flores para serem cultivadas dentro de casa. Nos vemos no próximo vídeo, até lá!