VASO de BARRO ESBRANQUIÇADO, ESVERDEADO ou COM PLANTA MURCHA? SAIBA COMO EVITAR

Em: Blog Mania de Flor Em: Hit: 2214

Obaaa no vídeo de hoje eu vou falar sobre os vasos de barro, que além de serem bonitos, ecológicos, trazem um ar rústico e natural e combinam muito bem em vários ambientes.

Vou começar falando um pouco sobre as diferenças entre os vasos de barro e os vasos plásticos, e preciso dizer que um não é melhor que outro, eles têm características diferentes, e entendendo isso, podemos fazer as melhores escolhas.

Primeiro, os vasos de cerâmica são feitos de barro / argila num processo artesanal em que o oleiro molda o vaso com as mãos, e depois eles vão para a queima para ficarem resistentes e prontos.

Já os vasos de plástico comuns são feitos de petróleo, por máquinas em escala industrial. Sabemos que felizmente hoje em dia existem muitos vasos de polipropileno que são feitos de materiais reciclados.

Pode-se dizer também que o descarte dos vasos de barro causa menos impacto ao meio ambiente, podendo ser usados inclusive como material de drenagem no fundo de vasos, basta quebrá-los em pedaços pequenos.

Também existem pessoas que fazem mosaico com pedaços de vasos quebrados, ou que criam mini jardins, mesmo em peças com uma parte quebrada e todas estas são formas de dar um novo uso para os vasos.

Por serem mais pesados, os vasos de barro são mais estáveis e evitam tombamento principalmente de plantas maiores, ou de vasos que ficam em ambientes que tem muito vento, então um grande diferencial.

Outra grande vantagem dos vasos de barro é que eles mantêm a temperatura e por isso não esquentam quando estão no sol, como acontece com os vasos plásticos comuns. Eu digo vasos plásticos comuns, pois algumas marcas que produzem vasos mais elaborados, já estão produzindo vasos plásticos com proteção UV. 

E essa é uma questão bem importante, porque imagine quando o vaso fica quente, a terra consequentemente aquece e o quanto isso é prejudicial para as raízes das plantas. 

Em relação a umidade do substrato, podemos dizer que os vasos de barro secam mais rapidamente que os de plástico, quando eles não são impermeabilizados. Quando a gente impermeabiliza, isso bloqueia essa característica da porosidade do barro que permite a passagem de ar e o excesso da água sair. 

Mas se você quer usar o vaso de barro natural (sem impermeabilizar) deve evitar plantar espécies que gostam que o substrato se mantenha mais úmido, como samambaias, marantas e lírios da paz.

Já se você for plantar cactos e suculentas os vasos de barro são excelentes porque estas plantas gostam que o solo seque bem e não se mantenha úmido entre as rega.

Sobre os produtos que existem para impermeabilizar, eu uso uma resina a base d’água, muito fácil de aplicar porque não marca, seca rapidamente e dá um leve brilho na peça. Mas é um produto que não impermeabiliza 100%.

Já o Neutrol é um produto mais espesso, que deve ser aplicado na parte interna do vaso, o ideal são 2 demãos e esperar secar por pelo menos 24 horas. Este vai evitar que o vaso permita que o substrato seque mais rapidamente e também vai evitar que os vasos fiquem esverdeados com o passar do tempo por conta das regas, ou que fiquem esbranquiçados por causa dos sais minerais da adubação que vão se acumulando nas paredes do vaso e que podem prejudicar o desenvolvimento das plantas. 

Viu como é fácil para impermeabilizar os vasos de barro. Me conta também nos comentários se você usa algum produto diferente e que dá certo.

Eu espero que você tenha gostado desse vídeo, não esqueça de clicar em curtir e se inscrever no meu canal.

Nos vemos no próximo vídeo, um beijo e até lá!