ROSEIRAS - COMO CULTIVAR e COMBATER PRAGAS e DOENÇAS

Obaaa no vídeo de hoje eu vou falar sobre a rainha das flores, amada e cultivada em todo mundo há milhares de anos: as ROSAS!
Vou falar sobre o cultivo, os principais problemas como ferrugem, pulgão e formiga, e o que fazer para que as rosas floresçam bastante.
Segundo alguns historiadores o cultivo das rosas teve início na China, mas se espalhou rapidamente por todo o mundo. Gregos, romanos e egípcios cultivaram esta flor tanto como plantas ornamentais como por suas propriedades medicinais e aromáticas (perfumes, cosméticos e remédios). Até hoje é símbolo do amor e da beleza, da feminilidade, da pureza e da amizade... E cada dia surgem novas cores apaixonantes de rosas arbustivas, trepadeiras, mini rosas entre outras.
O cultivo delas é praticamente o mesmo, e vamos começar falando sobre o local correto para cultivá-las.
Luminosidade
As rosas precisam de sol para se desenvolver e florir em abundância. Portanto devem ser cultivas a sol pleno, recebendo sol durante todo o dia. As mini rosas que são as pequenininhas comercializadas muitas vezes em vasos, podem ser cultivadas a meia sombra, ou seja, recebendo pelo menos 4 horas sol diárias.
Portanto, não tem jeito, pra cultivar rosas, você terá que achar um cantinho na sua casa que receba sol direto.
Regas
As regas também são um ponto bem importante. Você deve regar sempre que o solo estiver levemente seco, não pode esperar secar muito, mas também não pode deixá-lo encharcado.
No verão, as regas são bem frequentes e no inverno mais espaçadas.
Se você puder evitar regar as folhas e as flores, melhor. Evitamos problemas com fungos e as flores vão durar mais tempo.
Outra sugestão é não regar as rosas no comecinho da noite, pois nesse período, com a temperatura mais amena, a água demora mais para evaporar e aí a planta fica úmida por mais tempo, e isso pode facilitar a proliferação de fungos.
Solo
As roseiras gostam do solo rico em matéria orgânica, portanto poderá acrescentar na terra de plantio esterco de animais bem curtidos, húmus de minhoca ou material de composteira como folhas de árvore e aparas de grama.
Ele também precisa ter boa drenagem para o excesso de água escorrer com facilidade.
Então se você for plantar no jardim, pode preparar o canteiro antes acrescentando material orgânico que eu citei e misturar bem, depois abre o buraco e posiciona a muda. Ou então, faz a mistura num recipiente, como eu fiz para plantar no vaso, abre o buraco, coloca a muda e cobre com esse substrato.
Adubação
Existem adubos como o Forth flores, Forth jardim e os adubos orgânicos como os esterco, o bokashi e o húmus de minhoca.
Podemos aplicar um adubo de manutenção que tenha uma formulação mais equilibrada como o Forth jardim e as opções orgânicos e outro adubo para estimular a florada que seja rico principalmente em fósforo como o Forth flores
Durante os meses de outono e inverno colocamos adubos de manutenção e na primavera e verão colocamos adubos para florada.
As quantidades são sempre as recomendadas no rótulo do fabricante.
PERGUNTAS X RESPOSTAS
Como eu disse no começo do vídeo as dúvidas que vocês me enviaram foram respondidas por mim e pelos especialistas da produção de rosas Marchiori e eu vou compartilhar aqui para você:
*Os botões das minhas rosas são seguidamente atacados por pulgões. O que faço para combatê-los?
Resposta: os pulgões são pragas que preferem as partes macias das plantas como brotos e botões. Se reproduzem com muita facilidade, porém são relativamente fáceis de combater. Caldas de detergentes ou inseticidas orgânicos como o óleo de neem são eficazes no combate desta praga, desde que aplicado com intervalo de aprox. 4 dias para eliminar todos os bichinhos. Lembre-se de aplicar no final do dia para não queimar a planta. Verifique se a sua rotina de adubação está em dia, plantas bem adubadas são mais resistentes.
*Minha roseira fica com as folhas amarelas e elas caem. O que fazer?
*As folhas da minha rosa têm várias pintinhas como ferrugem, o que é isso?
*Minha mini rosa tinha um bolor branco em cima das folhas e ela foi definhando aos poucos. O que é isso e o que fazer?
*Tem parece que uma teia envolvendo as folhas da minha rosa, o que é?
Resposta: para responder estas 3 perguntas vamos primeiro identificar o que são estes problemas: pintinhas pretas nas folhas são ferrugem, bolor branco nas folhas se chama Oídio, ambos são problemas causados por fungos! E a teia que envolve as folhas é causada por ácaros. Primeiro verifique se as condições base de cultivo estão corretas: sol pleno, regas moderadas e adubação em dia. Para combater todos estes problemas, fungos como a ferrugem e o Oídio, e também contra os ácaros uma boa opção é aplicar a Calda bordalesa. Compra ela pronta, dilui conforme a recomendação e aplica em toda a planta, evitando molhar as flores. Ela também funciona como fertilizante a base de cobre, então pode ser aplicado sempre que a planta estiver doente, ou 1x por mês ou a cada 2 meses. Para evitar problemas com a ferrugem, fique atento a umidade excessiva. Também evite molhar no começo da noite e evite molhar folhas e flores. Para evitar o Oídio fique atento a falta de rega ou baixa umidade do ar. Regue sempre que tocar o solo e ele estiver levemente seco. Se a planta estiver em vaso, regue em abundância até a água escorrer pelos furos de drenagem. Se estiver no solo, observe se regou suficiente.
* Minha roseira branca quando está florida é atacada por besouros. Eles parecem estragar as flores. Como combatê-los?
Resposta: a maioria desses besouros são do gênero diabrotica. Eles são comuns no calor e tem rápida capacidade de reprodução. Em sua maioria, atacam as flores mais velhas, desabrochadas. Você pode afastá-los usando uma calda com casca de cebola ou pimenta que tem cheiro forte.
*Alguns galhos das minhas roseiras secam, será que tem relação com a poda que faço nas flores velhas? Devo cortar o cabinho inteiro nessa situação?
Resposta: esse ressecamento é causado por um fungo oportunista, que se aproveita de uma roseira enfraquecida por falta de nutrientes. Ele entra pelo ferimento da poda ou outro ferimento no caule. Algumas variedades de roseiras são mais suscetíveis a ele. O ideal é você manter a roseira sempre saudável, com uma boa adubação. Realizar as podas com tesouras apropriadas e desinfetada, fazendo sempre o corte limpo e sempre logo acima de uma gema. Também ajuda na prevenção aplicação de fungicida a base de cobre regularmente na planta, como calda bordalesa. Se a roseira já está infectada, pode alguns centímetros abaixo do ressecamento, e use fungicida a base de cobre no local.
*É possível cultivar rosas no Nordeste que é muito calor?
Resposta: é verdade que as rosas são originalmente de clima temperado, mas elas não têm problema com o calor. O importante de se cultivar rosas em regiões mais quentes é não deixar o solo seco. Elas gostam do solo úmido, mas não encharcado também. Cuidando das regas, deixando em local com sol e fazendo uma boa adubação, você terá bons resultados no cultivo de rosas mesmo em regiões muito quentes.
Eu espero que você tenha gostado desse vídeo recheado de informações sobre as rosas.
Não esqueça de clicar em curtir e se inscrever no meu canal.
Nos vemos no próximo vídeo, um beijo e até lá!
Na mesma categoria
- Encantadora e Diferente: Como Cultivar a ORQUÍDEA SAPATINHO em Casa
- Manacá-da-Serra: Como Plantar e Fazer ele FLORESCER MUITO!
- GANHE ESPAÇO com VASOS SUSPENSOS! Dicas para Plantas e Montagem
- 5 PLANTAS FAMOSAS por serem FÁCEIS de CULTIVAR, mas que PODEM te DAR DOR de CABEÇA
- Planta do Dinheiro morrendo? Descubra os Erros Comuns no Cultivo da Pilea Peperomioides