COMPOSTEIRA - APRENDA a FAZER seu PRÓPRIO ADUBO

Em: Blog Mania de Flor Em: Hit: 591

Obaaa no vídeo de hoje vou ensinar como transformar lixo orgânico em adubo usando uma composteira de minhocas.

Nesse caso as minhocas irão se alimentar do que colocarmos dentro da composteira, e o cocozinho delas é o adubo que conhecemos como húmus de minhoca.

O QUE COLOCAR

Podemos colocar todas as cascas de frutas, cascas de legumes, folhas de salada, pó de café, casca de ovo, erva de chimarrão, saquinho de chá.

CAUTELA

Alguns alimentos devemos colocar com cautela, em pouca quantidade, como é o caso das cascas de frutas cítricas como: laranja, limão, tangerina para que a acidez não prejudique as minhocas. E também devemos colocar pouca quantidade de frutas que tem muita água como é o caso do melão e da melancia, para que o excesso de umidade não afogue as minhocas.

O QUE NÃO COLOCAR

Não devemos colocar em hipótese alguma os derivados de leite, restos de carne e restos de alimentos cozidos. E é fácil perceber que esses restos de alimentos, quando estão ficando velhos, ficam com um cheiro ruim e podem atrair bichos indesejados, então não devem ser colocados na composteira.

MONTAGEM

Eu recebi esta composteira da Casológica, ela é do tamanho P, indicada para famílias de 2 a 3 pessoas. Achei o tamanho bom e ideal para quem mora em apartamentos, pois não ocupa muito espaço.

Nesse kit vem 3 caixas plásticas que serão empilhadas, as 2 caixas de cima são furadas e a caixa de baixo não. Vem também uma torneirinha para colocarmos na caixa de baixo onde vamos tirar o adubo líquido.

Vem um pouco de serragem que usaremos para cobrir os alimentos, vem a terra e as minhocas californianas também conhecidas como minhocas vermelhas. Estas minhocas são usadas nas composteiras porque conseguem se alimentar de pedaços um pouco maiores do que as minhocas comuns.

Vamos colocar um pouco de terra, aproximadamente 3 cm, nas duas caixas de cima, e depois colocamos as minhocas na primeira caixa de cima.

A montagem é só isso, super fácil!

USO

Aí basta colocarmos os restos de alimentos na caixa de cima e cobrir com uma camada fina de serragem. O ideal é picar estes alimentos para acelerar o processo. 

É aconselhável revirar o composto pelo menos uma vez na semana, para que ele fique soltinho e oxigenado.

Todas as vezes que colocarmos os alimentos devemos cobrir com a serragem. Esse material seco ajuda na decomposição dos alimentos e evita que se forme muita água no processo. 

Aí quando a caixa de cima estiver cheia nós vamos trocá-la de lugar com a caixa do meio. Algumas minhocas vão subir pelos furinhos que tem embaixo da caixa, outras vão terminar de se alimentar com o que tem ali.

O processo para esse material virar adubo, todo decomposto, demora em média 2 meses. 

O líquido vai escorrer para a caixa de baixo e depois poderemos retirá-lo e diluir em água para poder usar nas plantas.

NORMAL X ERRADO

1 - É normal aparecer alguns insetos pequenos que também vão ajudar na compostagem dos alimentos. Não é normal aparecer moscas. Se isso estiver acontecendo avalie se você não colocou algum alimento errado que atraiu as moscas,  também evite deixar os restos de alimentos expostos na pia da cozinha, porque pode acontecer de vir uma mosca depositar um ovo e aí ele eclodir dentro da sua composteira.

2 - É normal aparecer um pouco bolor ou outro tipo de fungos no material da composteira, eles fazem parte dos microrganismos que ajudam a decompor os alimentos.

3 - É normal que esse material ao longo do tempo tenha cheiro de terra.

Não é normal ter um cheiro ruim, de comida podre. Se isso estiver acontecendo você deve estar colocando restos de alimentos que não poderiam ir para a composteira ou você não cobriu direito com a matéria seca (serragem).

4 - É normal você observar algumas minhocas se movimentando dentro da composteira, não é normal muitas minhocas tentando sair da composteira. Se isso estiver acontecendo você pode estar colocando muitos alimentos úmidos, e o composto pode estar muito encharcado para elas.

Não coloque sua composteira onde possa receber chuva, para não entrar água e não afogar as minhocas. E também não coloque a composteira num ambiente de muito sol, ou muito seco, porque as minhocas vão acabar desidratando.

Sua composteira deve ficar num local fresco, arejado e que não tenha sol sobre ele. A umidade é muito importante para composteira com minhocas.

Não esqueça de clicar em curtir e se inscrever no meu canal.

Nos vemos no próximo vídeo, um beijo e até lá!