COMO CULTIVAR a planta LAMBARI e COMO FAZER um SUPORTE RÚSTICO para ela

Em: Blog Mania de Flor Hit: 372

No vídeo de hoje vou te ensinar a cuidar do Lambari (Tradescantia) uma folhagem super colorida e com ramagens pendentes que fica show pendurada.

Também vou te ensinar a montar um suporte rústico para pendurar suas plantinhas usando um galho seco. Uma opção sustentável, barata, fácil de executar e que fica linda na decoração.

A família das Tradescantias ou Lambari (como essa plantinha é popularmente conhecida) é bem grande. Neste vídeo temos a Tradescantia Zebrina, que tem listras metálicas e o verso da folha roxa (Lambari roxo); a Tradescantia fluminensis ‘lavender’ que tem um tom lilás nas listras e o verso da folha é bem cor de rosa (Lambari rosa); e a Tradescantia fluminenses ‘white stripe’, que tem as folhas verde e branco (Lambari verde).

Para cultivar a Tradescantia ou Lambari, escolha um lugar da casa que tenha claridade natural abundante ou então um local que a planta receba os raios do sol no começo do dia ou no finalzinho da tarde. Evite sol forte nas folhas para não as queimar.

Para saber quando regar sua plantinha toque o solo e sinta a umidade, espere que o solo seque levemente antes de regar novamente para evitar que a planta apodreça.

Um ótimo sinalizador: folhas secas, você está regando pouco. Galhos caindo com o caule preto e molengo, você está regando demais.

É muito fácil fazer mudas do Lambari, é só cortar um galhinho com pelo menos 10 cm que esteja saudável e enterrá-lo diretamente no solo ou colocá-lo para enraizar primeiro na água para depois plantar.

Para plantá-lo use um substrato bem soltinho (como aqueles para plantar suculentas) isso vai fazer com que a água da rega escorra facilmente, evitando o encharcamento da planta. Lambaris também são plantas suculentas e morrem pelo excesso de água.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Agora vamos ao nosso projeto DIY

Para fazer esse suporte você irá precisar de:

- 01 galho de árvore de bom tamanho (certifique-se que ele seja resistente para não quebrar com o peso dos vasos que você irá pendurar);

- 04 ganchos (2 serão fixados no teto e 2 no galho);

- 02 correntes do mesmo tamanho;

- 02 mosquetões para unir a corrente no gancho do galho.

Fixe os ganchos (2 no teto e 2 nos galhos). Pendure as correntes nos ganchos do teto. Coloque os mosquetões nas extremidades da corrente.

Agora é só pendurar o galho nas correntes pelo mosquetão.

E por fim, a parte mais esperada, pendurar as plantas.

Pronto! Um suporte lindo e botânico para decorar sua casa com plantas!

Nos conta nos comentários se você gostou da ideia e se pretende fazer um para você.

Não esquece de curtir, se inscrever no nosso canal e enviar este vídeo para as amigas que assim como nós, amam as plantinhas!