CLOROFITO - uma PLANTA LINDA para o QUARTO - COMO CULTIVAR e FAZER MUDAS

Em: Blog Mania de Flor Em: Hit: 5405

Obaaa no vídeo de hoje eu vou falar sobre o Clorofito, uma planta conhecida como purificadora do ar e que por esse motivo é uma boa indicação de planta para ser cultivada no quarto, desde que tenha a iluminação necessária para ela se desenvolver.

Eu vou te falar qual o jeito certo de cultivá-la, como fazer mudas e quais os jeitos que ela pode ser cultivada.

O Clorofito é uma planta originária da África, muito resistente e fácil de ser cultivada. Suas raízes são carnosas e armazenam água e nutrientes, então caso algum jardineiro iniciante esqueça de regar a planta não irá sofrer tanto porque ela tem reserva.

Mas claro, devemos evitar que isso aconteça com frequência, pois se acontece repetidamente a planta pode ficar com as pontas das folhas secas sinalizando baixa hidratação.

REGA

Para o desenvolvimento saudável da planta o indicado é regar o Clorofito sempre que tocar o solo e sentir que ele está seco. A rega deve ser em abundância hidratando todo o solo e deixando o excesso de água escorrer pelos furos de drenagem. Nunca deixe o solo encharcado ou a água acumulada em pratinhos pois isto poderá apodrecer a planta.

LUMINOSIDADE

Qual é o melhor lugar para cultivar o Clorofito? Pode ser no quarto, na sala, na cozinha... você só precisa escolher a variedade do Clorofito que se adapte a condição de luz que você tem neste espaço.

Existe a variedade de Clorofito que gosta de sol e existe a variedade que gosta de sombra. Para você saber identificar basta observar na cor das folhas, a variedade que gosta de sol tem o centro branco e as bordas verdes. Já a variedade que prefere ser cultivada em ambientes de sombra com bastante luminosidade tem o centro da folha verde e as bordas brancas.

CULTIVO

O Clorofito é uma planta versátil e pode ser cultivada plantada diretamente no chão formando lindas bordaduras em canteiros, em vasos tendo efeito de planta pendente, podemos fazer Kokedama que fica lindo e também podemos cultivar essa planta na água.

MUDAS

O Clorofito gera flores, sementes e depois as mudas ao longo das hastes e por isso a planta fica com este efeito pendente tão bonito. As mudas podem ser deixadas na planta mãe, porém ao longo do tempo elas não ficam tão bonitas pela limitação ao acesso de nutrientes.

Então caso queira replantá-las basta cortar ou destacar as multas maiores. Para fazer um vaso bem cheio você pode plantar várias mudas juntas dando um espaço suficiente para que a muda possa se desenvolver. 

SUBSTRATO

O substrato ideal para o Clorofito é composto por: terra vegetal com húmus de minhoca, cascas de árvore e carvão triturado e também uma parte de areia grossa de construção para que o substrato fique bem soltinho e com boa drenagem.

 

ADUBAÇÃO

Sobre a adubação eu gosto muito de utilizar o Bokashi, pois é um adubo natural composto por vários nutrientes orgânicos e que além de nutrir a planta melhora a qualidade do solo.

Como os adubos orgânicos tem liberação lenta, são mais indicados para iniciantes ou para quem tem medo de queimar ou matar a planta com excesso de adubo. Mas mesmo assim, sempre use a dosagem recomendada no rótulo do fabricante e regue após a aplicação.

Outra dica para a aplicação é colocar o produto no solo e misturá-lo bem, incorporando o adubo ao substrato. Evite deixar o adubo somente na superfície pois como na sua composição existem materiais de origem vegetal, animal e fermentação biológica, o ideal é misturarmos bem o adubo ao solo. Sempre regue a planta após a adubação.

Agora eu quero saber se você também cultiva clorofito aí na sua casa ou se depois desse vídeo ficou inspirada a também ter essa planta, lembrando que você pode cultivá-la de diversas formas...

Também me conta nos comentários se você conhece essa planta por outros nomes como gravatinha, plantas aranha ou paulistinha.

Eu espero que você tenha gostado desse vídeo, não esqueça de clicar em curtir e se inscrever no meu canal.

Nos vemos no próximo vídeo, um beijo e até lá!